PGR nega viagem de Bolsonaro para posse de Donald Trump nos EUA

Golpe de estado: Como será o futuro político de Bolsonaro se ele for condenado?

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou ser contra a liberação temporária do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (15).

A defesa de Bolsonaro solicitou a autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente possa viajar e participar da posse de Donald Trump, que foi reeleito a presidência  dos Estados Unidos (EUA).

Os advogados apresentaram ao Supremo um convite feito pela equipe de Trump a Bolsonaro, além de um chamado para um baile oficial de posse hispânico “The Hispanic  Inaugural Committee”.

De acordo com o parecer enviado ao STF, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) afirmou que Bolsonaro não demonstrou interesse público na viagem e nem necessidade imprescindível.

“Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”, manifestou a PGR.

Além disso, o PGR destacou que o ex-presidente não tem status de representação do país.

“Não há, tampouco, na petição, evidência de interesse público que qualifique como impositiva a ressalva à medida de cautela em vigor. É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”.

Com a manifestação da PGR, caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir se autoriza ou não a devolução temporária do passaporte de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024 durante a Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal (PF). A operação investiga uma organização criminosa suspeita de planejar um golpe de Estado com o objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito e garantir vantagens políticas para manter Bolsonaro no poder. 

A defesa do ex-presidente já tentou reaver o documento pelo menos duas vezes, mas os pedidos foram negados por Moraes.

The post PGR nega viagem de Bolsonaro para posse de Donald Trump nos EUA appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.