TikTok banido nos EUA: O que acontece agora?

O TikTok ficou inacessível nos Estados Unidos neste domingo (19), após lei que força a venda da plataforma no país entrar em vigor. Quem tenta acessar a rede social por lá recebe apenas uma mensagem dizendo que o aplicativo “não está disponível no momento”. E cita uma esperança: o presidente eleito Donald Trump, que toma posse nesta segunda-feira (20).

O “fator Trump” é uma incógnita. Por ora, dá apenas para citar o que o próximo presidente dos Estados Unidos disse que vai fazer. Mas, por ora, o futuro de uma das redes sociais mais usadas no país é bem incerto. Enquanto isso, usuários migram para plataformas parecidas. E memes se alastram por todos os feeds.

Agora que TikTok foi oficialmente banido nos EUA, o que deve acontecer?

Do lado político, existe expectativa de que o TikTok volte a funcionar nos Estados Unidos nos dias seguintes à posse de Donald Trump como presidente do país. Do lado, digamos, social, usuários órfãos do TikTok já começaram a ir para redes sociais parecidas num fenômeno parecido à migração dos brasileiros órfãos do X (antigo Twitter) para Threads e Bluesky em 2024.

Bandeira dos EUA, com o logo do TikTok à frente e um ícone de bloqueio à sua frente
TikTok para de funcionar nos EUA após lei que força sua venda no país entrar em vigor (Imagem: salarko/Shutterstock)

Trump postou na sua rede social Truth Social a mensagem “salve o TikTok” na manhã deste domingo (19). O presidente eleito indicou que planeja adiar a suspensão do TikTok nos EUA por três meses após tomar posse. “A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado”, disse o presidente eleito em entrevista à NBC. “Se eu decidir fazer isso, vou anunciar na segunda-feira [20].”

A rede social parece apostar nas intenções de Trump. Isso porque na mensagem de “aplicativo não disponível no momento”, a plataforma cita nominalmente o presidente eleito como uma esperança para a sua sobrevivência no país.

A mensagem diz o seguinte:

Desculpe, o TikTok não está disponível no momento.

Uma lei proibindo o TikTok foi aprovada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto.

Estamos felizes que o presidente Trump tenha indicado que trabalhará conosco em uma solução para reintegrar o TikTok assim que assumir o cargo. Por favor, fique atento!

No apagar das luzes da administração do atual presidente dos EUA, Joe Biden, a Casa Branca informou, na sexta-feira (17), que a implementação da lei que força a venda do TikTok nos EUA ficaria a cargo da administração de Trump.

tiktok
Quem tenta abrir o TikTok nos EUA recebe mensagem dizendo que aplicativo “não está disponível no momento” (Imagem: BongkarnGraphic/Shutterstock)

Leia mais:

  • TikTok banido nos EUA: aplicativo para de funcionar, some de lojas e cita Trump
  • Outros países podem banir o TikTok igual os Estados Unidos fizeram?
  • Entenda o motivo pelo qual o TikTok é proibido na China

Enquanto o impasse político se desenrola, usuários nos EUA têm migrado para o aplicativo chinês Xiaohongshu – que você deve ter visto por aí como RedNote. A plataforma é bem parecida ao TikTok. Ou seja, combina vídeos curtos com funcionalidades de ecommerce (saiba mais nesta matéria do Olhar Digital).

Além disso, como já era de se esperar, milhares de memes sobre o banimento do TikTok dos EUA pipocam por segundo nos feeds das outras redes sociais. Confira abaixo alguns exemplos pinçados pelo Olhar Digital no X (antigo Twitter):

O post TikTok banido nos EUA: O que acontece agora? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.