Metapneumovírus: Brasil registra uma morte e 23 casos do vírus em 2025

Metapneumovírus brasil casos

O Brasil já confirmou a presença do metapneumovírus humano (HMPV) em 2025, com ao menos 23 diagnósticos e uma morte, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

A boa notícia é que, embora o vírus esteja circulando, o Ministério considera a situação dentro da normalidade e não há necessidade de medidas específicas no momento.

Até a data do levantamento, foram confirmados 21 casos em outros estados. O estado de Minas Gerais lidera com oito registros, seguido pelo Paraná, onde o vírus resultou em uma morte, totalizando seis diagnósticos. Pernambuco registrou dois casos.

O Mato Grosso do Sul já contabilizou dois casos, e estados como Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul reportaram uma ocorrência cada um.

O Ministério da Saúde atualiza os dados semanalmente, com uma revisão dos números ao final de cada semana epidemiológica.

Impacto do Metapneumovírus no Brasil

Embora o metapneumovírus (HMPV) apresente um comportamento sazonal, com surtos mais significativos em determinadas épocas do ano, o vírus também provocou um surto na China.

No entanto, o Ministério da Saúde do Brasil não vê a situação como um motivo para pânico. A autoridade garante que o vírus é monitorado constantemente através da vigilância sentinela de síndromes gripais e respiratórias agudas graves.

O HMPV circula anualmente no Brasil desde sua primeira identificação em 2004. Embora ainda não exista uma vacina específica para o vírus, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter a vacinação contra influenza (gripe) e COVID-19 atualizada, já que essas doenças respiratórias podem se combinar com o metapneumovírus, aumentando o risco de complicações.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta que a vacinação contra a gripe deve ser mantida, já que a constante mutação do vírus influenza exige ajustes anuais na vacina. Além disso, medidas simples de higiene podem ajudar a evitar a propagação do HMPV, como:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão.
  • Utilizar álcool em gel quando não for possível lavar as mãos.
  • Usar máscaras em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Manter distância de pessoas com sintomas respiratórios.

Embora os casos graves do HMPV afetem principalmente crianças e idosos, a grande maioria das infecções tende a ser leve e autolimitada.

As autoridades de saúde continuam monitorando a situação para garantir que os recursos e informações de prevenção estejam disponíveis para a população.

*Com informações do Diário de Pernambuco.

The post Metapneumovírus: Brasil registra uma morte e 23 casos do vírus em 2025 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.