Facção criminosa cobrava taxas para venda de drogas e adesão ao grupo em RO, diz policia

Facção criminosa cobrava taxas para venda de drogas e adesão ao grupo

Na manhã desta quarta-feira (22), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou a Operação Little Red Box, cumprindo 21 mandados judiciais em Porto Velho.

As investigações tiveram início em outubro de 2024, com o objetivo de combater o crime organizado e o tráfico de drogas.

A FICCO/RO identificou uma célula de liderança de uma facção criminosa atuante na região da Ponta do Abunã.

Estrutura criminosa identificada

Durante as investigações, foi revelada a cúpula administrativa do grupo, que possuía uma “Tesouraria” encarregada da cobrança de taxas. Uma das taxas era destinada à comercialização de drogas, enquanto outra era exigida para a adesão à facção.

A polícia constatou que as cobranças eram realizadas mensalmente, e aqueles que não efetuavam o pagamento eram proibidos de vender entorpecentes. Caso insistissem, poderiam ser alvo de represálias, incluindo execuções.

Ação policial e alvos da operação

A Operação Little Red Box identificou seis integrantes da cúpula da facção nos distritos de Porto Velho, além de 11 envolvidos na venda de drogas e em crimes graves, como posse ilegal de armas de fogo e tentativas de homicídio.

Durante a operação contra ao crime organizado, cães farejadores do canil do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) foram utilizados para auxiliar nas buscas.

Prisões e apreensões

No total, a 1ª Vara de Delitos de Tóxicos da Comarca de Porto Velho expediu 33 mandados judiciais, sendo 16 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.

As ações foram realizadas nos distritos de Nova Mutum, União Bandeirantes e na cidade de Guajará-Mirim.

Os trabalhos foram conduzidos por policiais da FICCO/RO, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO/PC/RO), da 10ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Mutum e da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

PF mira esquema milionário de ouro ilegal na Amazônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Mercado B, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na captação, transporte e comercialização de ouro de origem ilegal na Amazônia Legal. A ação ocorre nos estados do Pará, Roraima e Rondônia.

The post Facção criminosa cobrava taxas para venda de drogas e adesão ao grupo em RO, diz policia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.