“Precisamos ter atenção com impactos na população”, diz Rui Costa sobre fake news

Rui costa participa de programa Bom Dia, Ministro

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na manhã desta quarta-feira (22), que possui preocupações com as notícias falsas.

A afirmação faz referência a onda desinformação em relação ao Pix. No início de janeiro, a Receita Federal anunciou uma mudança na política de monitoramento das movimentações financeiras.

As fake news de que a transação passaria a ser taxada, além da pressão de opositores, fez com que o governo voltasse atrás e revogasse a normativa.

“Precisamos pensar que aquelas  aquelas pessoas que não trabalham e que não constroem um Brasil de qualidade podem criar fake news e aterrorizar a população. Então, se medidas que forem construídas puderem causar esses impactos, temos que sentar lá na Casa Civil e montar uma estratégia para evitar que a desinformação se espalhe”, expressou. 

Ele ainda destacou que é preciso cuidado na realização de trabalhos para que a população não seja prejudicada. 

“Temos um acordo que é realizar muitas reuniões com os secretários executivos e com os demais secretários, com o alerta para que cada um, antes de publicar, por exemplo, uma instrução normativa, por mais simples que pareça, faça uma reflexão sobre quantas pessoas serão impactadas”, disse o ministro.

Segundo Rui Costa, todas essas orientações são do presidente Lula e foram mencionadas durante reunião ministerial na última segunda-feira (20). 

Alimentos

O ministro ainda afirmou que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir da safra deste ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”.

No entanto, Rui Costa avalia que isso pode ser colocado em risco, caso o consumidor não fique atento e observe os preços praticados.

“O aumento do poder aquisitivo pode pressionar preços, uma vez que, com o aumento do consumo, o vendedor, sabendo que o consumidor está com salário maior, vai testando, aumentando preços, para ver se o consumidor se dispõe a pagar cada vez mais”, alertou.

O presidente Lula já havia declarado durante reunião ministerial que a prioridade do governo em 2025 é baratear a comida na mesa do trabalhador.

Durante a entrevista, Costa atribuiu a alta dos alimentos aos impactos climáticos que comprometeram muitas localidades de produção, e assim, com queda na oferta e aumento da procura, devido ao aumento do poder aquisitivo, aumentaram também os preços praticados.

The post “Precisamos ter atenção com impactos na população”, diz Rui Costa sobre fake news appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.