Homens são flagrados matando jacaré ‘gigante’ no Acre e vídeo gera revolta na internet; assista

jacaré gigante Acre-capa

Um jacaré-açu gigante foi filmado sendo capturado com cordas por moradores do Riozinho do Andirá, em uma área conhecida como Ramal dos Paulistas, em Porto Acre. Uma ex-moradora da região confirmou a localização.

As gravações mostram o animal se contorcendo enquanto um homem usa uma faca para ferir sua cauda. Outro homem, que parece estar filmando, ri diante da situação, enquanto uma voz infantil sugere que outra pessoa monte no jacaré.

O vídeo termina com um terceiro indivíduo pedindo para que parem com a ação. O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) informou que foi notificado sobre o caso, mas não foi chamado para intervir.

O vídeo se tornou viral na terça-feira (21). O Batalhão de Policiamento Ambiental não conseguiu flagrar a cena, e a Polícia Civil irá investigar o ocorrido.

Além disso, no início deste mês, um morador de Sena Madureira, no Acre, ficou surpreso ao encontrar um jacaré em seu quintal, na Rua Manoel Gonçalves, no bairro Bosque.

Indignação nas redes sociais

Nos comentários, muitos expressaram sua revolta com frases como “Que crueldade, cortando o rabo dele ainda vivo” e “O ser humano é o maior perigo para a natureza”, refletindo o sentimento geral de indignação.

Outras mensagens criticaram a brutalidade do ato, afirmando que “estão cortando-o vivo, isso é crime” e “prisão já! Isso é um absurdo”.

O vídeo, além de chocar, levanta discussões sobre a impunidade e a necessidade de maior fiscalização ambiental. Muitos usuários da internet se mostraram preocupados com as possíveis consequências legais para os envolvidos e questionaram o impacto negativo da divulgação de tais imagens. Assista:

Jacaré-açu gigante é comum na Amazônia

O biólogo e docente da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde, esclareceu que o jacaré-açu gigante exibido no vídeo é uma espécie frequentemente encontrada na região amazônica. Ele destacou que a principal fonte de alimentação desse animal consiste em peixes e outros vertebrados.

Considerado o maior representante de sua espécie na área, os machos podem alcançar mais de cinco metros de comprimento. Essa espécie habita predominantemente as áreas de várzea, os paranãs (rios menores que conectam rios maiores) e as florestas alagadas.

Crime ambiental

De acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é crime matar, perseguir, caçar, coletar ou utilizar animais da fauna silvestre, sejam nativos ou migratórios, sem a devida autorização das autoridades competentes.

A legislação prevê penas que variam de seis meses a um ano de detenção, além de multa. As mesmas sanções se aplicam àqueles que alteram, danificam ou destroem ninhos, abrigos ou locais de reprodução natural, ou que vendem, expõem à venda, exportam, adquirem, mantêm em cativeiro ou transportam ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre.

As autoridades podem aplicar multas de R$ 500 por indivíduo de espécies não listadas em registros oficiais ou que não estejam ameaçadas de extinção, e de R$ 5 mil por indivíduo de espécies incluídas em listas oficiais de fauna brasileira ameaçada.

Por fim, a ação também inclui aquelas sob a proteção da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

*Com informações do g1

The post Homens são flagrados matando jacaré ‘gigante’ no Acre e vídeo gera revolta na internet; assista appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.