Rio Branco declara emergência em saúde devido ao avanço de dengue, zika e chikungunya

Dengue

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), assinou nesta quinta-feira (23) um decreto de emergência em saúde pública para enfrentar o aumento das arboviroses na capital, como dengue, chikungunya e zika.

A medida será oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima segunda-feira (27) e terá validade inicial de 90 dias.

Segundo Bocalom, a decisão foi fundamentada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O prefeito destacou que o decreto permitirá intensificar os esforços no combate às síndromes febris causadas por arboviroses e melhorar a resposta à saúde pública.

Lei que institui protocolos de enfrentamento a Dengue é sancionada.
Dengue é preocupação para a saúde pública no Brasil. – Foto: Lucas Garriga/ INaturalist/CLDF.

Casos de dengue crescem rápido

Desde o início de 2025, a Semsa registrou 800 casos suspeitos de dengue, com um aumento expressivo nas últimas semanas. O secretário de Saúde, Renan Biths, alertou que o índice de infestação predial chegou a 10,3%, muito acima do limite de 3,2%, que já indica risco de epidemia.

Biths explicou que o decreto possibilitará ações mais rápidas e eficazes. Ele ressaltou que, se necessário, o prazo de 90 dias poderá ser prorrogado para garantir o controle da situação. A última semana foi particularmente preocupante, com mais de 400 notificações registradas.

Desde dezembro, a prefeitura tem intensificado mutirões de limpeza nos bairros com maior número de casos. Mesmo assim, o aumento das notificações preocupa as autoridades de saúde, que pedem colaboração da população para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

YouTube Video

Emergência em saúde na capital acreana

No âmbito estadual, o coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE), Marcos Malveira, revelou que mais de 1.500 casos de dengue já foram confirmados no Acre nas duas primeiras semanas do ano.

Malveira destacou a importância de os municípios elaborarem planos de contingência e, se necessário, decretarem emergência para solicitar mais recursos ao Ministério da Saúde.

The post Rio Branco declara emergência em saúde devido ao avanço de dengue, zika e chikungunya appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.