Jovem que tirou 980 na redação do Enem e não entrou em universidade diz vai estudar 6 dias na semana para tentar vaga novamente: ‘Focar totalmente’


Luísa Barbosa, de 18 anos, é de Itapetininga (SP) e pretende focar no próximo vestibular para tentar a vaga em direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luísa Barbosa, de 18 anos, tirou 980 na redação do Enem e já publicou um livro de romance, em 2022
Arquivo pessoal/Luísa Barbosa
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025 terminaram nesta semana, e a estudante Luísa Barbosa, de 18 anos, moradora de Itapetininga (SP), não quis perder tempo e já começou o cronograma de estudos para tentar uma vaga na edição de 2026.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A jovem tirou 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, mas, mesmo assim, não conseguiu a tão sonhada vaga em direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste ano, ela pretende estudar seis vezes na semana, oito horas por dia, para conseguir se destacar em outras áreas e tentar novamente realizar o sonho.
“Quero focar totalmente, a semana toda e o dia inteiro. Basicamente, vou me dedicar inteiramente ao estudo focado no vestibular da UFPR”, conta.
“Meu maior desafio acho que vai ser eu mesma, porque, apesar de saber que não é o fim do mundo, ainda assim, sempre é difícil receber um ‘não’, né? Então, estou trabalhando isso em mim e tentando ficar mais tranquila para voltar com os estudos a mil”, afirma a jovem.
Cronograma de estudos
Por ter tido mais dificuldade no Enem de 2024, Luísa pretende focar os estudos em matérias de exatas e de ciências da natureza desta vez.
“Já organizei meu cronograma de estudos e deixei separadas quatro horas semanais para cada uma das matérias, mas sempre vou continuar organizando de acordo com as minhas dificuldades e necessidades”, explica.
Luísa Barbosa já criou cronograma de estudos que pretende seguir durante o ano todo, estudando seis vezes na semana, 8h por dia
Luisa Barbosa/Arquivo pessoal
No momento, a estudante afirmou que está descansando e se recuperando da adrenalina dos últimos dias, mas que pretende voltar a estudar a partir de fevereiro para não perder tempo.
“Eu fiquei extremamente feliz pela nota da redação e bem triste pela não aprovação. Então, estou cuidando de mim e, a partir do mês que vem, já vou inaugurar essa rotina [de estudos]”, conta Luísa.
Por já ter finalizado o ensino médio em 2024, a estudante disse que será mais fácil administrar o tempo de estudos para o Enem de 2025: “Minha expectativa é mais alta este ano, pois, como agora não tenho mais que me preocupar com os deveres da escola, vou ter mais tempo para focar só no vestibular”.
Inscrições do Sisu finalizadas
O prazo para candidatos que fizeram o Enem e que queriam disputar vagas ofertadas em universidades estaduais e federais por meio do Sisu terminou na terça-feira (21). A chamada regular está prevista para domingo (26).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, foram oferecidas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Inscrições abertas para o Prouni
Os candidatos também podem tentar a vaga no ensino superior a partir do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 24 a 28 de janeiro de 2025.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro, na página do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 fevereiro.
Estudante de Itapetininga tirou nota 980 na redação do Enem
Arquivo Pessoal/Luisa Barbosa
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.