Brasileiros deportados deixam Manaus e seguem para BH; governo ordena retirada de algemas

O grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou em Manaus, na noite da última sexta-feira (24), algemado e com os pés acorrentados, conforme registraram imagens divulgadas pela Agência Cenarium.

A aeronave, com 158 passageiros, tinha como destino final Belo Horizonte, mas realizou uma escala na capital amazonense devido à necessidade de manutenção, adiando o voo para Minas Gerais.

O grupo passou a noite em um salão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, enquanto aguardava o prosseguimento da viagem. Segundo informações do Itamaraty, 88 dos deportados eram brasileiros.

Lewandowski ordena retirada das algemas

As imagens divulgadas mostram os passageiros desembarcando na pista de pouso ainda algemados. Durante o desembarque, uma pessoa presente no local deu boas-vindas aos brasileiros, dizendo “bem-vindos de volta”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitou às autoridades americanas a remoção imediata das algemas, classificando a situação como uma grave violação dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Os brasileiros deportados foram acolhidos em uma área reservada do aeroporto de Manaus. – Foto: Antonio Lima/Governo do Amazonas

Em nota, o Ministério da Justiça reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado sobre o caso e determinou a mobilização da Força Aérea Brasileira (FAB) para garantir o transporte dos deportados de maneira digna e segura.

FAB assume transporte para Belo Horizonte

Neste sábado (25), um avião da FAB decolou de Manaus com destino ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, transportando o grupo deportado. A previsão de chegada é às 21h.

A bordo, profissionais de saúde acompanharam os passageiros para assegurar assistência durante o trajeto.

Por meio de nota, divulgada pelo MJSP, neste sábado (25), o governo afirmou: “Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”.

O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Brasil (@governodobrasil)

A deportação faz parte de uma política de endurecimento contra a imigração ilegal implementada nos Estados Unidos.

Recentemente, o governo norte-americano ampliou as operações, permitindo a prisão de pessoas em situação irregular em locais como escolas e igrejas.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump. – Foto: Jim Watson/AFP

The post Brasileiros deportados deixam Manaus e seguem para BH; governo ordena retirada de algemas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.