DeepSeek: ascensão de IA chinesa pode mudar demanda por energia

A DeepSeek, startup chinesa de IA, surpreendeu ao lançar seu modelo R1, com desempenho quase equivalente aos principais modelos do Google e OpenAI, mas usando uma quantidade significativamente menor de poder computacional.

A empresa alegou ter treinado o modelo utilizando apenas 2.048 GPUs Nvidia H800 por dois meses, uma fração do poder computacional que a OpenAI usa, gerando questionamentos sobre a necessidade de grandes investimentos em hardware para desenvolver IA de alto desempenho.

Essa eficiência potencial da DeepSeek levanta dúvidas sobre a crescente demanda por energia e recursos para data centers, que estão consumindo cada vez mais eletricidade, com previsões de que possam consumir até 12% da eletricidade nos EUA até 2027. As informações são do TechCrunch.

Leia mais sobre a DeepSeek:

  • DeepSeek é bom mesmo? Confira as primeiras impressões sobre a IA chinesa
  • DeepSeek lança IA que supera o DALL-E 3 em geração de imagens
  • Sam Altman diz que modelo de IA da DeepSeek é “impressionante”
usina nuclear
Crescente demanda energética dos data centers de IA levou a investimentos para usar usinas nucleares, mas o cenário parece prestes a mudar – Imagem: Martin Lisner/Shutterstock

Para suprir essa demanda, empresas de tecnologia como Google, Amazon e Microsoft têm investido bilhões em fontes de energia, como energia nuclear e gás natural.

IA eficiente com menos gasto de energia

  • A DeepSeek pode ter encontrado uma maneira mais barata e eficiente de criar IA de alto desempenho, e se isso for confirmado, poderia reduzir a pressão sobre os investimentos em novas usinas de energia.
  • Especialistas ainda estão céticos, mas a busca por soluções mais eficientes em IA continua, e novas tecnologias podem reduzir a necessidade de grandes projetos de infraestrutura energética.
  • Enquanto as empresas de tecnologia avaliam suas opções, as energias renováveis, como solar e eólica, se mostram mais acessíveis e modulares, oferecendo uma solução mais rápida e escalável para atender à crescente demanda de eletricidade.
deepseek
Barato e eficiente: modelo da DeepSeek usa menos poder computacional, gasta menos energia, mas entrega resultados equivalentes ao de Google e OpenAI (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

O post DeepSeek: ascensão de IA chinesa pode mudar demanda por energia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.