MPF denuncia duas pessoas por incêndio em área de preservação ambiental do Cerrado

MPF denuncia duas pessoas por incêndio em área de preservação ambiental do Cerrado

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou duas pessoas por provocarem intencionalmente incêndio na Área de Preservação Ambiental do Planalto Central, às margens da Rodovia DF-290.

Segundo o MPF, o crime ocorreu em setembro de 2024 e teria sido responsável pela queima de 380 hectares, sendo 220 caracterizados como vegetação nativa de cerrado.

Além disso, o incêndio causou diversos danos à população de todo o Distrito Federal.

De acordo com imagens obtidas na investigação, os denunciados transitavam na rodovia pela manhã, quando se aproximaram das margens da APA do Planalto Central.

Um deles desceu do carro e ateou fogo na vegetação. Ao retornar ao carro, o outro denunciado, que conduzia o veículo, deu sequência ao trajeto.

Impactos

Além da área de preservação, o incêndio atingiu áreas ocupadas por chácaras, residências e instalações rurais.

O ato teve consequência também para toda a população do DF, que, na época, sofria com uma das secas mais longas da história.

Além disso, o incêndio causou uma piora considerável nos níveis de poluição atmosférica e problemas como dificuldade para respirar, tosse seca, ardor nos olhos, no nariz e na garganta, entre outros transtornos.

Próximos passos

O MPF pede o recebimento da denúncia e a condenação dos denunciados, com a fixação de valor mínimo de reparação pelos prejuízos causados ao meio ambiente.

A denúncia aguarda o recebimento pela Justiça Federal do Distrito Federal.

Se condenados, os suspeitos podem receber pena superior a nove anos de reclusão por crimes como causar incêndio florestal, dano a unidade de conservação, entre outros.

Incêndios florestais

O ano de 2024 foi marcado por queimadas causadas pela seca histórica.

Em setembro, por exemplo, foram registrados quase 3 mil focos de queimadas na região no Distrito Federal.

Os incêndios no Parque Nacional de Brasília e na Floresta Nacional são um dos que ganharam mais repercussão, em razão da extensão da área devastada.

Entre janeiro e setembro de 2024, incêndios consumiram 8,4 milhões de hectares do Cerrado, um aumento de 117% em relação ao mesmo período do ano anterior.

The post MPF denuncia duas pessoas por incêndio em área de preservação ambiental do Cerrado appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.