Campanha de imunização contra a gripe é prorrogada até julho no Acre, anuncia Ministério da Saúde


Ministério da Saúde anunciou a prorrogação nesta sexta-feira (31), dia em que se encerraria a campanha. Imunização contra a gripe é prorrogada até julho no Acre, anuncia Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (31), dia em que se encerraria a campanha, que a imunização contra a gripe segue até o mês de julho. A prorrogação é válida para a Região Norte, onde a ação iniciou oficialmente em setembro do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com isso, o governo federal recomenda que os estados vacinem a população enquanto durarem os estoques. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI), Renata Quiles, disse que ainda não recebeu a nota técnica com as orientações da prorrogação.
No Acre, a campanha foi antecipada para julho do ano passado para tentar reduzir os registros de síndrome gripal. Inicialmente, a imunização encerraria em dezembro, contudo, foi prorrogada até janeiro deste ano.
No começo de 2025, a Saúde chegou a alertar que mais de 100 mil vacinas seriam descartadas se esse prazo não fosse prorrogado. Uma força-tarefa se formou para que o número de pessoas imunizadas aumentasse, com as doses sendo disponibilizadas no Terminal Urbano de Rio Branco e nos supermercados, lojas e shopping da capital acreana.
Mas mesmo assim, o número de pessoas imunizadas continuou baixo. O Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina, o que corresponde a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto principalmente por crianças e idosos.
O público-alvo da campanha em todo o estado é de mais de 300 mil pessoas, sendo da capital 119 mil pessoas.
Vacinação vai ser prorrogada novamente na região Norte
Reprodução
Doses que podem ser perdidas
Mais de 200 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, poderia serem descartadas nos próximos dias, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por conta da baixa procura pelos imunizantes.
Mesmo prorrogando a campanha de vacinação contra a influenza até 31 de janeiro, o Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina. Isso corresponde a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
O público-alvo da campanha em todo o estado é de mais de 300 mil pessoas. Antes, a previsão de término da campanha era outubro de 2024.
As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos alvos da campanha. A expectativa é conseguir aumentar a cobertura vacinal até o fim do prazo da campanha, segundo o secretário de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.
Acre pode perder mais de 200 mil doses de vacina contra gripe por conta da baixa procura
SRAG
A síndrome respiratória aguda grave apresenta sintomas iniciais como tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e febre. A evolução grave pode causar dificuldade e desconforto ao respirar, dor persistente no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada nos lábios ou no rosto.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.