Rodrigo Pacheco se despede da presidência do Senado e deixa ‘democracia’ como legado

Rodrigo Pacheco se despede da presidência do Senado e deixa ' democracia' como legado

O senador Rodrigo Pacheco se despediu da presidência do Senado, na manhã deste sábado (1º), e destacou a defesa da democracia como principal legado deixado nos últimos quatro anos.

A declaração foi feita antes dele se dirigir ao plenário para participar da sessão preparatória que vai eleger o próximo presidente da Casa legislativa.

“O que mais deve nos orgulhar, sem dúvida alguma, é a defesa que o Senado fez da democracia no Brasil. A defesa da democracia foi uma tônica que fez com que o Senado se unisse num momento de negacionismo, de ataques antidemocráticos, de negação à obviedade de que a democracia deve ser garantida no país”, declarou.

View this post on Instagram

A post shared by Portal Norte (@portalnorte_)

Ao se despedir do cargo, Pacheco ainda ressaltou o papel da imprensa no combate à desinformação e agradeceu aos colegas senadores e senadoras pela entrega de projetos e leis.

“Pode-se criticar o Congresso em diversos aspectos, mas não se pode criticar em relação à capacidade que tem de fazer entregas e de ter uma produtividade em termos de marcos legislativos e reformas constitucionais, que são absolutamente essenciais”, apontou.

O senador ainda fez um agradecimento especial à Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), e ressaltou a parceria entre as duas casas.

“A despeito de divergências que são absolutamente normais na democracia, o trato sempre foi muito respeitoso e cordial. Conseguimos entregar, em conjunto, diversos marcos legislativos de interesse do país”.

Por fim, o presidente apontou a união entre os Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário como aspecto-chave para “importantes realizações ao longe desses anos”.

Eleições no Congresso

O comando do Congresso Nacional será renovado neste sábado (1º) com a eleição dos presidentes, vice-presidentes, secretários titulares e secretários suplentes para mandato de dois anos.

O favorito para substituir Pacheco no Senado Federal é o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Durante os discursos antes do início do processo de votação, dois senadores do Amazonas declararam apoio ao candidato.

The post Rodrigo Pacheco se despede da presidência do Senado e deixa ‘democracia’ como legado appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.