Vilões do Wi-Fi: confira 8 itens que atrapalham a sua internet

A internet evoluiu muito desde a sua invenção e implementação nas casas das pessoas. Hoje em dia, temos uma tecnologia bastante avançada, oferecendo Wi-Fi com fibra ótica, por exemplo. Atualmente, a geração mais recente de tecnologia de rede sem fio é o Wi-Fi 7, que foi lançado oficialmente em janeiro de 2024, substituindo a geração anterior.

Apesar disso, mesmo que você escolha a internet wi-fi mais rápida e moderna disponível, sua qualidade pode cair e ser prejudicada, por conta de alguns objetos e aparelhos específicos. Isso pode fazer com que a internet não chegue a todos os cômodos da casa, ou o sinal pode ficar fraco onde você mais precisa. Esses itens são conhecidos como os inimigos do Wi-Fi.

Leia mais:

  • Por que você deve evitar redes públicas de Wi-Fi
  • Sem golpe e roubo no celular! Siga estas 6 dicas da agência de segurança dos EUA para ficar protegido
  • Internet lenta? Saiba o que fazer para corrigir o problema

Além dos dispositivos eletrônicos que podem diminuir a velocidade da internet por conta do alto consumo de dados, também há objetos que podem interferir e prejudicar o sinal do wi-fi. Isso porque ele transmite sinais de rádio que operam em frequências semelhantes a essas barreiras, no caso dos eletrônicos, por exemplo. Contudo, essa interferência também pode acontecer com obstáculos físicos. Confira abaixo quais são os principais inimigos do Wi-Fi.

8 itens que diminuem o poder da sua internet

1 – Consoles

Jogo e console PS5
Imagem: Girts Ragelis / iStock

Os consoles como PS5, Xbox Series e Nintendo Switch são capazes de diminuir a velocidade da internet, ainda que estejam em modo de hibernação. Isso porque há um consumo de dados em segundo plano para downloads automáticos e sincronizações na nuvem.

Para evitar, pode ser interessante manter os consoles totalmente desligados, evitando não só o consumo de internet como também o de energia.

2 – Microondas

pessoa colocando tigela com agua e limão no microondas
(Imagem: Freepik)

O aparelho interfere no sinal Wi-Fi porque os dois usam a mesma frequência de 2,4 GHz. Isso acontece principalmente caso o eletrodoméstico esteja perto do roteador ou do aparelho que está conectado na internet. De forma geral, a interferência pode causar quedas temporárias na conexão.

Outros eletroeletrônicos também geram interferência, como babás eletrônicas e telefones sem fio. Nesses casos, a interferência também pode diminuir ou cessar quando o aparelho estiver desligado.

3 – PC e notebook

Pessoa no notebook
Imagem: Prostock-Studio / iStock

Se os notebooks estiverem em modo de espera, eles podem afetar a velocidade da internet. Isso porque pode haver tarefas de manutenção, como verificações de atualizações, sincronização com a nuvem e backups, por exemplo. Mais uma vez, isso pode ser evitado ou diminuído quando o aparelho está desligado.

4 – Telas de LCD

Pessoa jogando em computador com monitor LCD
Telas LCD emitem menos radiação, consomem menos energia (que OLED) e têm brilho maior (Imagem: PxHere)

Pode não parecer, mas até mesmo as telas de LCD podem interferir no sinal da internet sem fio. Isso acontece porque elas emitem corrente harmônica, causando distorções nas ondas de 2,4 GHz entre os canais 11 e 14. A solução para esse problema pode ser optar pelo 5 GHz, e caso o roteador não for dual-band, você pode utilizar um canal abaixo do 11.

5 – Hubs e dispositivos inteligentes

camera de segurança instalada na parede
(Imagem: Freepik)

Até mesmo dispositivos inteligentes e hubs podem afetar a rede sem fio, como câmeras de segurança e termostatos. Isso acontece porque eles enviam e recebem dados constantemente, para atualizações, sincronizações e comandos. Esses casos são mais difíceis de resolver, uma vez que esses aparelhos costumam ficar ligados com frequência, principalmente se tiverem função de segurança.

6 – Espelhos

espelhos em banheiro
(Imagem: Freepik)

Até mesmo os espelhos podem causar interferências na qualidade do sinal de internet, e isso tem uma explicação bastante simples. Quando as ondas de rádio do sinal wi-fi atingem o espelho, elas são refletidas de volta na direção oposta. Isso impede que o sinal chegue com qualidade para os aparelhos, reduzindo a qualidade de conexão e deixando a internet mais lenta, diminuindo a área de cobertura. Para solucionar, é importante não deixar espelhos em frente ao roteador.

7 – Tablet e celular

tablet e celular num fundo branco
(Imagem: Freepik)

Esses são outros aparelhos eletrônicos que influenciam diretamente na velocidade da internet sem fio. Porém, é uma situação um pouco mais difícil de resolver, uma vez que costumamos utilizá-los com frequência – principalmente o celular.

Suas atualizações, backups automáticos e sincronizações em segundo plano, como downloads de aplicativos e atualizações das redes sociais, e-mails e serviços de streaming são alguns dos principais motivos pelo qual isso pode acontecer.

8 – Aquário

aquário domiciliar com peixes coloridos
(Imagem: Andrey Nikitin / iStock)

Os aquários, assim como tanques, reservatórios de água, máquina de lavar louça e geladeira também atrapalham o sinal do Wi-Fi. E tudo isso por conta da água.

Caso o roteador esteja perto de um desses objetos, as ondas do sinal podem ter interferências e até mesmo serem reduzidas. Quanto maior a concentração do líquido, maior é a interferência.

Sobre a geladeira, a água que afeta a conexão é a da tubulação que faz as funções básicas do eletrodoméstico. Para evitar que isso aconteça, deixe esses itens o mais longe possível do roteador.

O post Vilões do Wi-Fi: confira 8 itens que atrapalham a sua internet apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.