Michael Keaton: ator não pôde se chamar Michael Douglas por causa do colega famoso

“Os fantasmas ainda se divertem: Beetlejuice Beetlejuice” está em cartaz no streaming após passagem pelos cinemas brasileiros. Pode ser visto na Prime Vídeo, Max, Apple TV, YouTube e Google Play. O longa é uma sequência do filme original, clássico de Tim Burton lançado em 1988.
Muitos espectadores estranharam a ausência do ator Jeffrey Jones, que interpretou o personagem Charles no primeiro filme. É que ele foi preso em 2002 por posse de material que expunha fotos íntimas de crianças. Condenado a cinco anos, ficou em liberdade condicional. E ainda foi preso duas vezes após não atualizar seu status referente à condenação.
Nos dois filmes, o protagonista é vivido por Michael Keaton, que, na sequência, voltou a contracenar com a atriz Winona Ryder (no papel de Lydia Deetz, capaz de interagir com o mundo dos mortos). Para Keaton,
“O personagem Beetlejuice não dirige tanto a história quanto ele fez no primeiro. Ele faz mais parte da trama neste filme, ao contrário do primeiro, onde ele aparecia e conduzia o filme um pouco.”, disse Keaton à GQ sobre o fio condutor das tramas. Saiba mais sobre esse ator que é um dos maiores do cinema americano na atualidade.
Nascido nos Estados Unidos em 5/9/1951, Michael John Douglas viveu no Condado de Allegheny, na Pensilvânia, antes de se consolidar como ator. George A. Douglas, seu pai, era engenheiro civil e agrimensor, e sua mãe, Elizabeth Leona, uma dona de casa.
Keaton, portanto, foi criado em uma família católica e estudou na Montour High School, na Pensilvânia. Antes de ingressar na televisão, em séries, chegou a ser manobrista e garçom, assim como estudou oratória.
No entanto, tudo mudou na carreira do ator quando conheceu o diretor Tim Burton. Foi ao lado deste profissional, que Keaton fez seus principais personagens e se consolidou no cenário mundial.
Ele foi escolhido por Tim Burton para encarnar o bio-exorcista Beetlejuice no filme homônimo, que tornou-se um sucesso mundial.
No longa-metragem, o público acompanha um casal de fantasmas que tentam assombrar os novos moradores de sua antiga casa, mas acabam em perigo.
O orçamento de Beetlejuice foi de US$ 15 milhões, com apenas US$ 1 milhão entregue ao trabalho de efeitos visuais. Considerando o alcance dos efeitos, que incluíam stop motion, animação de substituição, maquiagem protética, marionetes e tela azul.
Burton também escolheu Keaton para interpretar o herói Bruce Wayne (o Batman), no filme de 1989. O estúdio hesitou, por conta dos diversos papéis cômicos que o ator havia interpretado até então.
Contudo, sua interpretação convenceu a crítica e o público e o consagrou de vez. As filmagens ocorreram no Pinewood Studios entre outubro de 1988 e janeiro de 1989. O orçamento encaminhado foi de $ 30 milhões a 48 milhões de dólares
O sucesso o fez reprisar o papel do homem-morcego em Batman Returns (1992). Nas produções, o artista contracenou com alguns dos melhores vilões da história dos quadrinhos: Coringa (Jack Nicholson), Pinguim (Danny Devito) e Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).
Keaton chegou a ser convidado para reprisar o papel em Batman Forever, mas declinou após a saída de Burton do projeto. Assim, o ator também estava insatisfeito com o valor oferecido pelo estúdio, sendo então substituído por Val Kilmer.
Uma das performances mais elogiadas do ator foi no papel de Riggan Thomson, em Birdman (2014). Por ele, inclusive, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator e foi indicado ao Oscar de 2015.
Na cerimônia do Oscar 2015, o filme foi indicado em nove categorias e venceu quatro: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.
Outro personagem de Keaton foi Ray Kroc, vendedor que adquire participação nos negócios da lanchonete de Richard e Maurice Mac McDonald. Em Fome de Poder (2016), ele transforma a empresa em uma marca conhecida mundialmente.
Por sua atuação, Keaton venceu o Globo de Ouro e o Emmy. Na série, ele vive Dr. Samuel Finnix, um médico à moda antiga, que aborda sua prática com bondade e compaixão, mas se vê envolvido no segredo mortal da indústria farmacêutica.
Aos 73 anos, Michael Keaton tem um filho nascido em 27/5/1983, chamado Sean Douglas, fruto do casamento com Caroline McWilliams entre 1982 e 1990. Ele também teve um relacionamento de seis anos com a atriz Courteney Cox
Adicionar aos favoritos o Link permanente.