A incrível saga dos jesuítas na Amazônia

A história da cultura do Brasil tem o privilégio de contar com um valioso texto de João Lúcio de Azevedo, grande historiador português.

Isto porque, em 1873, com 18 anos de idade, ele saiu de sua cidade, Sintra, para morar na Amazônia, na época, uma região enriquecida com a exportação de borracha.

Em Belém, Lúcio foi admitido como balconista numa grande livraria.

Mais tarde, se envolveu afetivamente com a filha do seu patrão e os dois se casaram.

Estudioso, Lúcio aprendeu várias línguas.

Terminou dono da livraria.

Quando se mudou para Paris, era um homem rico e culto.

Do Pará, Lúcio levou ainda consigo um imenso fascínio pela ordem religiosa que começou a construir o primeiro conjunto monumental arquitetônico de Belém, nos anos de 1600 – a dos jesuítas.

Assim, ao deixar o Pará, ele pôde demonstrar sua gratidão, produzindo, em 1901, uma obra-prima da Historiografia da Amazônia, o livro “Os jesuítas no Grão-Pará”.

Nele, Lúcio revela que os jesuítas tinham o espírito de soldados de Deus, herdado do fundador da ordem – Inácio de Loyola, um ex-militar que havia sido ferido no cerco de Pamplona, em 1523.

Este espírito estava expresso até na denominação militar que Inácio deu à ordem: “Companhia de Jesus”.

Por isto,  diz Lúcio, os jesuítas  “experimentavam os riscos das longas travessias do oceano, arrostavam com (encaravam sem medo) os rigores de climas inóspitos, percorriam a pé extensas solidões em terras ignotas (desconhecidas), descuidosos da ferocidade dos animais bravios e da sanha das tribos indígenas, sofriam privações de tudo…”.

Segundo Lúcio, os jesuítas foram para a Amazônia com a pretensão de implantar um império religioso, iniciado no Paraguai.

Eles achavam que podiam estendê-lo até a Amazônia, através de um lago interior do Rio da Prata para o qual, segundo os cartógrafos da época, se dirigiam as águas do Rio Amazonas.

Mas eles só se instalaram na região por imposição de dom João IV, pois, os colonos portugueses desconfiaram da intenção deles.

Lúcio garante que os jesuítas viviam na Amazônia sem nenhum luxo.

Em contrapartida, com arrogância e determinação, acumularam grande riqueza para a Companhia de Jesus, sem se importar com os ódios que despertavam nos colonos portugueses, no bispo do Pará – dom Miguel de Bulhões – nas autoridades de Lisboa, e, por fim, no próprio Papa.

A ordem contrariava abertamente as leis da Igreja que proibiam acúmulo de “bens de raízes”, contando com o apoio de um poderoso aliado, padre Antônio Vieira, que chegara a morar no Pará e exercia grande ascendência sobre o rei, dom João IV.

O ímpeto da ordem começou a desaparecer, décadas depois, quando, no “Século das Luzes” (o XVIII), o poder de influência da Igreja foi detido pelo avanço das ciências a serviço da classe social em ascensão, na Europa, a burguesia.

Os jesuítas se viram, na ocasião, expostos à ira que tinham provocado, por anos a fio.

Fragilizados politicamente, foram expulsos do Pará, de Portugal, da França.

Chegaram a ter sua ordem extinta pelo Papa Clemente XIV.

E um de seus membros – o padre Gabriel Malagrida – foi queimado na fogueira da Inquisição, em Lisboa.

Logo após a prisão dos jesuítas em Belém, a administração portuguesa faria um levantamento dos bens da Companhia de Jesus, na Amazônia.

Descobriu-se, então, que ela tinha fazendas de 20 quilômetros de largura, por 20 quilômetros de fundos, na Ilha do Marajó.

Mais de 130 mil cabeças de gado.

E que trabalhavam para ela cinquenta mil índios.

Este patrimônio todo foi distribuído por 22 oficiais de confiança da metrópole portuguesa.

 O texto de Lúcio com esta saga, reeditado no Brasil, em 1999, pode ser lido, hoje, com prazer, 108 anos depois de sua criação.

Depois dele, Lúcio escreveu sobre a economia antiga de Portugal, o padre Antônio Vieira, o Marquês de Pombal, os cristãos novos, e, o Sebastianismo. *Oswaldo Coimbra é escritor e jornalista

Tradução para o inglês:

The Incredible Saga of the Jesuits in the Amazon

The history of Brazilian culture has the privilege of being enriched by a valuable work from João Lúcio de Azevedo, a great Portuguese historian.

In 1873, at the age of 18, he left his hometown of Sintra to live in the Amazon, which at the time was flourishing due to the rubber export boom.

In Belém, Lúcio was hired as a clerk in a large bookstore.

Later, he became romantically involved with his employer’s daughter, and the two eventually married.

A dedicated scholar, Lúcio mastered several languages.

In time, he became the owner of the bookstore.

By the time he moved to Paris, he was a wealthy and cultured man.

From Pará, Lúcio also carried with him a deep fascination for the religious order that had begun constructing the first monumental architectural complex in Belém in the 1600s—the Jesuits.

Thus, upon leaving Pará, he was able to express his gratitude by producing, in 1901, a masterpiece of Amazonian historiography: the book Os Jesuítas no Grão-Pará (The Jesuits in Grão-Pará).

In this work, Lúcio reveals that the Jesuits embodied the spirit of God’s soldiers, inherited from the order’s founder—Ignatius of Loyola, a former soldier who had been wounded during the siege of Pamplona in 1523.

This military ethos was even reflected in the name Ignatius gave to the order: the Society of Jesus.

For this reason, Lúcio writes, the Jesuits “braved the risks of long ocean crossings, faced the harshness of inhospitable climates, traversed vast and unknown lands on foot, indifferent to the ferocity of wild animals and the wrath of indigenous tribes, enduring all manner of hardships…”

According to Lúcio, the Jesuits came to the Amazon with the ambition of establishing a religious empire, which had begun in Paraguay.

They believed they could extend it to the Amazon through an inland lake connected to the Río de la Plata, into which, according to the cartographers of the time, the waters of the Amazon River supposedly flowed.

However, they only settled in the region under the orders of King John IV, as Portuguese settlers were suspicious of their true intentions.

Lúcio asserts that the Jesuits lived in the Amazon without any luxuries.

On the other hand, with arrogance and determination, they amassed great wealth for the Society of Jesus, unconcerned with the resentment they provoked among Portuguese settlers, the Bishop of Pará—Dom Miguel de Bulhões—the authorities in Lisbon, and, ultimately, the Pope himself.

The order openly defied Church laws that forbade the accumulation of “landed property,” relying on the support of a powerful ally—Father Antônio Vieira, who had lived in Pará and held great influence over King John IV.

The Jesuits’ power began to wane decades later, during the Age of Enlightenment (18th century), when the Church’s influence was curbed by the rise of science, which served the interests of the ascending social class in Europe—the bourgeoisie.

At that point, the Jesuits found themselves vulnerable to the hostility they had provoked for so many years.

Politically weakened, they were expelled from Pará, Portugal, and France.

Their order was even dissolved by Pope Clement XIV.

One of its members, Father Gabriel Malagrida, was burned at the stake by the Inquisition in Lisbon.

Shortly after the Jesuits were imprisoned in Belém, the Portuguese administration conducted an inventory of the Society of Jesus’ assets in the Amazon.

It was discovered that they owned estates on Marajó Island measuring 20 kilometers wide by 20 kilometers deep.

They possessed more than 130,000 head of cattle.

And they commanded the labor of 50,000 indigenous people.

This vast estate was ultimately divided among 22 trusted officials of the Portuguese Crown.

Lúcio’s text recounting this saga, reissued in Brazil in 1999, can still be read with great interest today, 108 years after its creation.

After this work, Lúcio went on to write about Portugal’s ancient economy, Father Antônio Vieira, the Marquis of Pombal, the New Christians, and Sebastianism.

Oswaldo Coimbra is a writer and journalist.

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