Lula recebe presidentes eleitos do Congresso e promete convivência ‘pacífica’ entre os poderes

Lula recebe presidentes eleitos do Congresso e promete convivência 'pacífica' entre os poderes

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), recebeu, na manhã desta segunda (3), os dois presidentes eleitos, respectivamente, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) no Palácio do Planalto.

No sábado (1º), assim que saíam os resultados das eleições nas duas Casas, o governo Lula soltou notas parabenizando os dois políticos.

Alcolumbre chegou a receber parabéns de Lula por ligação telefônica, instantes depois da vitória.

O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo com os novos chefes do Legislativo.

Os dois líderes defenderam a autonomia do poder legislativo, mas se comprometeram em trabalhar junto com o poder Executivo em uma convivência “harmônica”.

“Hoje é a concretização e o compromisso com a democracia que todos nós firmamos há muito tempo. A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre todos os poderes”, destacou Lula na cerimônia.

O presidente ainda garantiu que todos os projetos enviados ao Congresso Nacional serão voltados aos “interesses do povo”.

“Nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. Cada um tendo noção do seu papel”, pontuou.

Presidentes

O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que o momento marca “o início da caminhada”.

“Hoje, primeiro dia útil, estamos aqui fazendo essa visita institucional para dizer que a Câmara dos Deputados estará à disposição para construir uma pauta positiva para o país e para juntos trabalharmos em favor do Brasil”, declarou.

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou que o encontro é um gesto simbólico para a sociedade brasileira.

“O poder legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. É um gesto de aproximação, maturidade institucional, onde cada um dentro das suas atribuições têm que cumprir com suas atribuições e olhar para o povo brasileiro”, comentou.

Lista de prioridades

Lula ainda destacou a aprovação de projetos importantes no Congresso Nacional durante o seu mandato, apesar do temor de que seria “impossível” governar o país com um Congresso tão diverso ideologicamente.

“Uma demonstração de que na hora que está governando e exercendo o mandato, a questão ideológica que dividia as eleições ficam secundarizadas, e o que é prioritário são os interesses brasileiros”, concluiu.

Durante o encontro, o presidente entregou aos chefes do Legislativo uma lista com as prioridades do governo. A lista tem sido preparada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Entre os projetos de destaque estão, a PEC da Segurança, a reforma tributária sobre a renda e a PEC dos militares.

Lula têm afirmado que o foco do governo agora tem de ser econômico, principalmente em medidas para baixar a inflação sobre o preço dos alimentos e dos combustíveis.

Tanto Alcolumbre como Motta já sinalizaram à Lula a disposição de fazer esforço concentrado para aprovar medidas econômicas.

The post Lula recebe presidentes eleitos do Congresso e promete convivência ‘pacífica’ entre os poderes appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.