Operação Acolhida retoma atendimentos a migrantes em Boa Vista nesta segunda (3)

Operação Acolhida retoma atividades nesta segunda (3).

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), responsável pela Operação Acolhida, retomou nesta segunda-feira (3) os atendimentos a migrantes venezuelanos em Boa Vista. A suspensão durou uma semana.

Os serviços estão disponíveis no Posto de Triagem (PTrig) e no Posto de Recepção e Apoio (PRA).

Na última segunda-feira, a OIM suspendeu os atendimentos após o governo Trump congelar por 90 dias os repasses destinados à ajuda humanitária no exterior.

A agência dependia de financiamento do Bureau de População de Refugiados e Migração (PRM) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Cáritas interrompe serviços essenciais

A determinação de Trump também afetou a organização Cáritas. A instituição oferecia desde 20219, serviços como duchas, banheiros, lavanderia, fraldários e fornecimento de água potável.

Além disso, a instituição também oferecia 2 mil refeições para a população em situação de rua através do projeto “Sumaúma: Nutrindo Vidas.”

Através de nota, a Cáritas destacou que continuará buscando alternativas para minimizar o impacto da suspensão dos repasses que aconteceu na última segunda-feira (27) e continuar a missão humanitária.

“Como Rede Clamor, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar pela defesa dos direitos humanos de migrantes, pessoas deslocadas, solicitantes de asilo, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas”, anuncia.

Pronunciamento da OIM sobre retorno das atividades

O Portal Norte entrou em contato com a organização pedindo confirmação da retomada das atividades do Operação Acolhida em Boa Vista e aguarda resposta.

The post Operação Acolhida retoma atendimentos a migrantes em Boa Vista nesta segunda (3) appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.