Edição de fevereiro da ‘Quinta Geográfica’ debate a crise da educação pública paraense


Evento será às 18h30, no auditório da Unidade Rondon, em Santarém. Haverá certificado com carga horária de quatro horas. Sala de aula vazia (imagem ilustrativa)
Jonathan Lins
“A crise da Educação Pública Paraense: Desafios e Perspectivas” é o tema da edição deste mês do projeto Quinta Geográfica, iniciativa do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o debate ocorrerá nesta quinta-feira (6), a partir das 18h30, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon do Campus Santarém.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O evento tem como principal objetivo discutir a educação pública paraense, focando nos desafios da formação de cidadãos críticos após a aprovação da Lei nº 10.820 e outras medidas que afetam o ensino no estado. O debate abordará as políticas públicas educacionais, os ataques aos professores e os impactos na qualidade do ensino, especialmente para alunos da educação básica e servidores da educação, afetados pela redução de direitos e recursos.
O debate contará com a participação do vice-coordenador do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (CITA), Lucas Tupinambá, acadêmico de Gestão Pública da Ufopa; e da pedagoga Heloise Rocha, que é membro do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) e do Grupo de Consciência Indígena (GCI).
A mediação será conduzida pela professora Ednéa do Nascimento Carvalho, do curso de Geografia da Ufopa. Doutora em Geografia, é pesquisadora nas áreas de ensino de Geografia, cidadania e políticas públicas, com experiência em planejamento urbano e desenvolvimento regional.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário eletrônico. Haverá certificado com carga horária de quatro horas. O preenchimento do formulário não garante emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no dia do evento a partir da assinatura da lista de frequência. A organização da edição de fevereiro de 2025 da Quinta Geográfica está sob a responsabilidade da turma 2021 do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa.
Serviço: Quinta Geográfica
Tema: A crise da Educação Pública Paraense: Desafios e Perspectivas
Data: 6 de fevereiro 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon do Campus Santarém
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.