Sindicato enfrenta polêmica e esclarece aumento no preço da gasolina no Acre; veja justificativa

preço da gasolina no Acre-capa

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Acre (Sindepac) divulgou uma nota oficial na última quarta-feira (5) para esclarecer os recentes reajustes no preço da gasolina no estado.

Segundo a entidade, os aumentos acontecerão de forma gradual e serão aplicados conforme a renovação dos estoques nos postos de combustíveis.

A variação no preço de cada estabelecimento dependerá da reposição de seus produtos, e o impacto dos reajustes será progressivo.

O Sindepac também destacou que é impossível prever com precisão quando os novos preços estarão disponíveis em todos os postos.

Isso ocorre porque os reajustes somente serão aplicados à medida que os postos adquirirem novos lotes de combustível.

A entidade explicou que, em casos anteriores, como quando houve a elevação do ICMS, alguns postos conseguiram manter os preços antigos por mais tempo, uma vez que ainda possuíam estoques com valores mais baixos, adquiridos antes da mudança tributária.

Os postos do Acre têm liberdade para definir os preços da gasolina?

Outro ponto importante abordado pelo sindicato é a liberdade dos revendedores em definir o preço da gasolina no Acre.

De acordo com o Sindepac, cada estabelecimento tem autonomia para adotar estratégias comerciais, o que pode resultar em variações de preços mesmo dentro de uma mesma localidade.

Alguns postos, por exemplo, optam por realizar promoções ou ajustar os valores de acordo com a demanda e a concorrência, visando oferecer preços mais competitivos ao consumidor.

Como garantir um melhor custo-benefício ao abastecer?

Diante da oscilação constante dos preços, o Sindepac orienta que os motoristas façam pesquisas antes de abastecer, a fim de garantir um melhor custo-benefício.

O sindicato recomenda que, ao comparar os valores, os consumidores possam evitar gastos excessivos e fazer escolhas mais vantajosas para o seu orçamento.

A orientação visa proporcionar uma maior transparência no mercado e ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas diante das flutuações de preço.

Confira a nota na íntegra

“O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Acre, Sindepac, informa que os reajustes nos preços de combustíveis devem ocorrer de forma gradativa.

É importante lembrar a imprensa, e a sociedade em geral, que as alterações nos preços ocorrem na medida em que novos estoques estão sendo comprados.
Por isso, não há como prevê quando esses reajustes chegam em cada estabelecimento.

Quando o ICMS foi reajustado, alguns postos já estavam com os produtos em estoque, o que favorece a permanência do preço antigo. A partir do momento em que novos estoques forem comprados será possível saber sobre novos valores.

O revendedor é livre para inserir os preços que acha justo. Por isso, alguns preferem até realizar promoções. O Sindepac orienta ao consumidor sempre pesquisar antes de abastecer.

Ascom do Sindepac”

View this post on Instagram

A post shared by SINDEPAC (@sindepac.ac)

*Com informações do portal Acre+

The post Sindicato enfrenta polêmica e esclarece aumento no preço da gasolina no Acre; veja justificativa appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.