Militares recrutavam ‘mulas’ para levar drogas em voos da FAB no AM: ‘Uma associação’

Militares recrutavam 'mulas' para levar drogas em voos da FAB no AM

Uma operação resultou na prisão de militares suspeitos de atuar em um esquema de envio de drogas nos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) no AM.

A operação, denominada de Queda do Céu, foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

“Era uma verdadeira associação, cada um tinha uma função. Um deles era aliciar pessoas na cidade, e São Gabriel tem muitas pessoas que necessitam. Essas pessoas levavam as drogas”, disse Delegada Grace Jardim, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (6).

Militares usavam voos da FAB no AM

Três militares e outras duas pessoas, com idades entre 22 e 42 anos, participaram de um esquema de transporte de drogas de São Gabriel da Cachoeira para Manaus, e as autoridades os prenderam.

“Chegamos a conclusão que isso era feito através da Força Aérea Brasileira. Três militares ajudavam nesse envio, e colocavam pessoas, essas ‘mulas’, além deles mesmos que chegaram a levar drogas a Manaus”, explicou a autoridade policial.

Militares são presos por transportar drogas em voos da FAB no Amazonas
Um dos envolvidos preso na ação era o responsável por financiar os entorpecentes – Foto: Divulgação/PC-AM

A polícia chegou também ao financiador das drogas. Além de atuar em um esquema de envio de drogas nos voos da FAB, os suspeitos também são investigados por lavagem de dinheiro.

“O financiador movimentava milhões de reais mais declarava receber apenas mil reais por mês. Ele lavava dinheiro na cidade alugando carros”, relatou.

Esquema de envio de drogas

Durante a operação, a polícia cumpriu cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. Os suspeitos ficaram em silêncio durante o depoimento.

Buscas realizadas pela Polícia Civil – Foto: Divulgação/PC-AM

Os militares eram soldados. Nas ações, as drogas eram colocadas em malas com roupas, onde transportavam de 16kg a 23kg. Ao chegar em Manaus, eles tiravam foto para comprovar a chegada da droga na capital.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal Norte (@portalnorte_)

Por fim, as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

The post Militares recrutavam ‘mulas’ para levar drogas em voos da FAB no AM: ‘Uma associação’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.