Prefeitura de Marília lança campanha educativa para estimular a direção responsável


Ação “No trânsito, o radar é você” incentiva condutores a adotarem boas práticas e reforça que a responsabilidade no trânsito deve partir de cada motorista. O radar pode estar desligado, mas a atenção precisa estar sempre ligada! Dirija com responsabilidade
Prefeitura de Marília/Divulgação
Atendendo a um forte apelo popular, a Prefeitura de Marília desativou, por período indeterminado, a fiscalização de velocidade dos 21 radares instalados em 2023, que em apenas dois anos aplicaram 80 mil multas nos condutores locais, consideradas abusivas pela população. Mas para estimular os condutores a adotarem a direção defensiva, a Prefeitura está investindo em ações de orientação e campanhas educativas.
Melhorar a mobilidade urbana é uma das prioridades da administração municipal, que já começa a intensificar a sinalização das ruas e avenidas. Agentes de fiscalização também são posicionados em locais estratégicos, em parceria com a Polícia Militar, com o propósito de evitar acidentes.
Os radares de velocidade estão desativados, mas ainda identificam a infração de cruzar o semáforo no vermelho, por exemplo. Por isso, enquanto estudos com especialistas e decisões em conjunto com a sociedade civil são discutidas, a Prefeitura destaca a importância da responsabilidade dos motoristas para manter a segurança no trânsito.
Com radares desativados, a Prefeitura de Marília investe na conscientização para um trânsito mais responsável
Prefeitura de Marília/Divulgação
É por isso que já está no ar uma campanha educativa com o conceito publicitário “No trânsito, o radar é você”. Segundo a Prefeitura e a Emdurb, que estão à frente da iniciativa, não é apenas uma ideia publicitária, é um chamado à ação para transformar o comportamento coletivo no trânsito, promovendo mais segurança, empatia e responsabilidade.
A ideia é que cada pessoa funcione como um “radar moral”, respeitando as leis de trânsito porque entendem sua importância para a segurança de todos. Afinal, cada um tem o poder de evitar acidentes e salvar vidas.
Ganham destaque nas peças publicitárias atitudes como o respeito aos limites de velocidade, não beber e dirigir, a atenção aos pedestres, a não utilização do celular enquanto dirige, o uso do capacete e cinto de segurança. A ideia é mostrar que o radar eletrônico pode estar desligado, mas o cuidado precisa estar ligado o tempo todo.
A campanha “No trânsito, o radar é você” reforça que a segurança depende do compromisso de cada motorista
Prefeitura de Marília/Divulgação
Juntos pela vida
A Prefeitura de Marília reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os moradores. Com a campanha “No trânsito, o radar é você”, quer lembrar que transformar o trânsito em um ambiente mais seguro depende de todos.
Dicas para um Trânsito Seguro
Respeite os limites de velocidade: eles existem para proteger você e os outros;
Dê preferência aos pedestres: deixe-os atravessar a rua com segurança;
Evite distrações: o celular é uma das maiores causas de acidentes, não use ao volante;
Utilize o cinto de segurança: ele é essencial para salvar vidas;
Se beber, não dirija: é uma das regras mais importantes para evitar acidentes graves.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.