Crédito consignado: prazo do INSS sobe de 84 para 96 meses; confira

Crédito consignado prazo do INSS sobe de 84 para 96 meses

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora têm um prazo maior para pagar seu crédito consignado. 

O limite máximo de parcelamento subiu de 84 para 96 meses, oferecendo mais tempo para quitar as dívidas com prestações menores.

A decisão também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o INSS igualou o prazo do consignado ao praticado na mesma modalidade de empréstimos aos servidores públicos. A mudança, ressaltou o ministro, aliviará o valor das prestações.

“Estamos acompanhando esse prazo e, com isso, esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, declarou o ministro em entrevista coletiva.

Teto de juros

O aumento no prazo ocorre cerca de um mês após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar o aumento no teto de juros no empréstimo consignado do INSS. As taxas para os empréstimos pessoais passaram de 1,66% para 1,8% ao mês. O teto dos juros do cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.

O teto foi elevado por causa dos recentes aumentos na Taxa Selic (juros básicos da economia), atualmente em 13,25% ao ano.

Com as altas nos juros básicos, os bancos pararam de oferecer o empréstimo consignado do INSS. As instituições financeiras pediam um teto maior, de 1,99% ao mês.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que o aumento do prazo não muda a situação prática, em que a maioria dos tomadores chega ao fim de um empréstimo contratando outro. Segundo ele, na prática, atualmente ocorre uma prorrogação quase ilimitada de algum financiamento.

O que é crédito consignado?

Modalidade de crédito é controlada pelo Ministério da Previdência Social, o empréstimo consignado do INSS permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento do segurado.

Pelas regras atuais, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o consignado, dos quais 35% ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício.

Responsável por definir o teto de juros do consignado e as condições da modalidade de crédito, o CNPS tem seis representantes do governo federal, três de aposentados e pensionistas, três dos trabalhadores e três dos empregadores.

INSS muda regras para concessão de empréstimo consignado em 2025

A partir de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementará novas regras para a concessão de empréstimo consignado, trazendo alterações importantes para aposentados, pensionistas e segurados do instituto. A mudança visa facilitar o acesso ao crédito e adequar sob novas diretrizes.

O INSS flexibilizará vários aspectos do processo de concessão, permitindo um acesso mais ágil e desburocratizado ao crédito consignado. 

The post Crédito consignado: prazo do INSS sobe de 84 para 96 meses; confira appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.