PMs são presos em operação contra organização criminosa por empréstimos ilegais em RO

PMs são presos em operação contra organização criminosa

Uma organização criminosa formada por policiais militares foi desarticulada nesta sexta-feira (7) pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MPRO, o grupo realizava empréstimos ilegais e utilizava métodos violentos para cobrar as dívidas, com o objetivo de obter vantagens financeiras.

A Operação Soldados da Usura

A ação visa cumprir 9 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, como dinheiro, imóveis, empresas e veículos de luxo. O total dos valores bloqueados chega a R$ 73,6 milhões. Todas as medidas foram autorizadas pela Justiça de Porto Velho.

Além de Rondônia, a operação foi realizada em seis estados: São Paulo (SP), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Acre (AC), abrangendo cidades como Três Coqueiros (RO), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Diamantino (MT), Chapadão do Sul (MS) e Rio Branco (AC).

A ação mobilizou mais de 200 agentes, incluindo promotores de Justiça, delegados, policiais civis e militares, peritos criminais, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e integrantes da Gerência de Aviação do Estado.

Como funcionava o esquema da organização criminosa?

Segundo o MPRO, a organização criminosa era estruturada em diferentes funções:

  • Captação de “clientes” para os empréstimos ilegais;
  • Cobrança das dívidas com uso de violência, ameaças com armas de fogo e apropriação de bens das vítimas;
  • Lavagem de dinheiro por meio de empresas “fantasmas” registradas em nome de terceiros (“laranjas”), utilizando documentos falsos;
  • Compra de bens de alto valor, incluindo veículos e até a construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.

Investigação e procedimentos

As investigações apontam que o número de vítimas pode ser ainda maior, e o Gaeco continua apurando outros possíveis crimes cometidos pelo grupo.

Os policiais militares foram autuados e vão responder pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica.

Sargento da PM é preso por embriaguez durante operação policial

Na noite desta quarta-feira (5), um sargento aposentado da Polícia Militar de Rondônia, de 61 anos, foi preso por embriaguez ao volante na Avenida Amazonas, esquina com a Rua Daniela, no bairro Cuniã, zona leste de Porto Velho.

The post PMs são presos em operação contra organização criminosa por empréstimos ilegais em RO appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.