PF e CGU miram desvios milionários na saúde; saiba onde e detalhes da operação

PF e CGU deflagram Operação Panceia.

Desvio de recursos públicos da área da saúde durante os anos de 2012 a 2018 foram alvo de uma operação denominada “Panaceia”. A ação foi deflagrada na manhã dessa quinta-feira (6), pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria Geral da União (CGU). 

Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal, foram cumpridos em Goiás (GO) e no Distrito Federal (DF), sendo 10 em Goiânia e um em Brasília. Além disso, também foi determinada a retirada de mais de R$ 28 milhões dos investigados.

11 mandados de busca e apreensão foram expedidos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As autoridades apontam que os desvios foram feitos através de organização social que possui contratos com o Governo do Estado de Goiás. 

A organização subcontratava empresas ligadas a políticos e administradores da própria organização social e parte do dinheiro recebido pelas empresas voltava para os bolsos dos políticos e dos administradores.

Neste caso, além da investigação de desvio de recursos, os crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais também são investigados. 

As penas máximas desses crimes somados podem ultrapassar 40 anos. 

O nome da operação

Na mitologia grega, Panaceia tem relação com a deusa da cura, além de ser muito utilizado com o significado do ditado “remédio para todos os males”.

The post PF e CGU miram desvios milionários na saúde; saiba onde e detalhes da operação appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.