NASA encontra ‘tesouro único’ em Marte

O rover Perseverance, da NASA, coletou um “tesouro único” na superfície de Marte. Há alguns dias, a agência espacial usou o perfil do rover no X (antigo Twitter) para anunciar a descoberta de uma amostra de rocha diferente de qualquer outra coletada pelo veículo robótico no planeta vermelho até então.

Entenda:

  • O rover Perseverance, da NASA, coletou uma amostra inédita de rocha em Marte;
  • Na região da cratera Jezero, o veículo robótico colheu sua 26ª amostra – chamada de Silver Mountain -, descrita como um “tesouro único”;
  • De acordo com a agência, o fragmento possui texturas diferentes de todas as amostras colhidas anteriormente;
  • A rocha pertence à era Noachiana, há cerca de 4 bilhões de anos, e pode ter emergido à superfície após um impacto antigo no planeta vermelho;
  • Estudar o passado geológico de Marte está entre os principais objetivos da missão.
Amostra de rocha coletada pelo rover Perseverance em Marte. (Imagem: NASAPersevere/x)

Percorrendo a superfície de Marte desde 2021, o rover Perseverance estava explorando a região da cratera Jezero, coletando amostras de rochas do local. Entre os materiais estava um fragmento de rocha de 2,9 centímetros: “Minha 26ª amostra, conhecida como ‘Silver Mountain’ [ou montanha prateada, em português], tem texturas diferentes de tudo que já vimos antes”, escreveu a agência na publicação.

Leia mais:

  • Rocha inusitada é descoberta pela NASA em Marte
  • Rover da NASA fotografa “rosto cansado” em Marte
  • Rover da NASA encontra rocha diferente de qualquer outra já vista em Marte

Rover da NASA explora passado geológico de Marte

Em comunicado, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA disse que as rochas do local estão entre as mais antigas encontradas “em qualquer lugar do sistema solar”, possivelmente emergindo para a superfície de Marte após um impacto ocorrido há bilhões de anos no planeta.

Rover Perseverance, da NASA, busca analisar o passado geológico de Marte. (Imagem: NASA / JPL-Caltech / ASU / MSSS)

Ainda de acordo com a agência, a amostra coletada pelo rover Perseverance é a primeira da era Noachiana, quando os impactos de asteroides e cometas ajudaram a moldar as crateras do planeta. Estudar esses fragmentos “pode nos ajudar a entender como Marte e até mesmo a Terra eram no início da formação do nosso sistema solar”.

Entre as principais missões do rover da NASA, destaca-se o estudo do passado geológico de Marte “para ajudar a pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho” e “coletar e armazenar em cache rochas e regolitos marcianos.”

O post NASA encontra ‘tesouro único’ em Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.