Vendas caem e Tesla perde espaço para rival BYD na China

A Tesla vem enfrentando dificuldades para emplacar veículos na China enquanto as rivais nacionais continuam ganhando espaço. A fabricante de elétricos do bilionário Elon Musk registrou uma queda de 11,5% nas vendas em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a CNBC.

Foram comercializadas 63.238 unidades este ano contra 71.447 carros no mesmo período de 2024. Após a divulgação do resultado, as ações da empresa caíram 1,5% no pré-mercado, de acordo com a reportagem.

Ao mesmo tempo, a principal rival chinesa, BYD, vendeu 296.446 veículos elétricos puros e híbridos plug-in no mês passado, um aumento de 47% em relação ao ano anterior. Outras montadoras nacionais, incluindo Changan Automobile e a Xpeng, também registraram crescimento.

Logo da BYD em fachada
BYD mantém ritmo de alta das vendas na China (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Leia Mais:

  • Tarifas de Trump estão prejudicando a Tesla, do aliado Elon Musk
  • Tesla quer construir “exército” de 10 mil robôs humanoides este ano
  • Carros da Tesla andam sozinhos em vídeo; veja

O que explica a retração da Tesla?

Analistas consultados pelo CNBC avaliam que a ausência de um modelo de mercado de massa faz a empresa de Musk perder espaço para as concorrentes. A fabricante não lança linhas atualizadas no mercado chinês desde o final de 2023.

Naquela época, a Tesla começou a entregar o Cybertruck com valores a partir de US$ 80.000 (R$ 463 mil), restringindo o público e as vendas. No mês passado, no entanto, a empresa anunciou a versão renovada do Model Y no país asiático e indicou um novo lançamento para o primeiro semestre deste ano.

Nova versão do Model Y é aposta para aquecer mercado chinês (Imagem: Tesla/Divulgação)

Enquanto isso, a empresa aposta no corte de preços e benefícios para manter o interesse dos compradores chineses. O Model Y, por exemplo, teve um plano de empréstimo de cinco anos com juros zero por tempo limitado.

A Tesla também espera renovar as vendas na China com a introdução do “Full Self Driving”, recurso de direção semiautônomo que permite que o carro dirija sozinho em algumas situações.

O post Vendas caem e Tesla perde espaço para rival BYD na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.