Trump anuncia que retira de Biden acesso à informação confidencial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que estava retirando o acesso de Joe Biden à informação confidencial, pois “não se pode confiar” no democrataSaul Loeb

SAUL LOEB

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que revogará a autorização a seu antecessor Joe Biden que permite aos ex-presidentes receber informação classificada confidencial mesmo depois de terem deixado o cargo.

“Não há necessidade de que Joe Biden continue tendo acesso à informação classificada”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.

“Revogaremos de imediato as autorizações de segurança de Joe Biden e vamos interromper seus relatórios de inteligência diários”, afirmou, antes de acrescentar em letras maiúsculas “JOE, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO”.

Trump afirma que tomou tal decisão porque o democrata de 82 anos retirou sua autorização quando ganhou as eleições de 2020.

Naquele momento, Biden citou o “comportamento errático” de Trump, tanto antes quanto depois da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por manifestantes que tentavam impedir que o Congresso certificasse a vitória do democrata.

Nesta sexta-feira, Trump disse que “não se pode confiar” em Biden para receber informação de inteligência porque o relatório de um promotor especial sobre documentos classificados encontrados na casa do democrata concluiu que ele tem “memória ruim”.

Trump também foi processado por má gestão de documentos classificados, mas o Departamento de Justiça arquivou o caso depois que o republicano venceu as eleições de 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.