Ruínas históricas de Paricatuba: você sabia que o local próximo a Manaus já foi presídio e hospital? Saiba mais

As ruínas históricas de Paricatuba, localizadas no município de Iranduba, a cerca de 40 minutos de Manaus pela estrada AM-070, são um marco da história amazônica, repleto de transformações e mistérios. O Portal Norte vai explorar a trajetória desse patrimônio e suas curiosidades mais fascinantes.

Construído em 1898, durante o auge do ciclo da borracha, o prédio foi idealizado para ser uma hospedaria luxuosa destinada a imigrantes italianos. Financiado pelo Governo do Amazonas, o edifício contava com materiais importados da Europa, como azulejos portugueses, vasos de louça inglesa e vigas de madeira de alta durabilidade, refletindo a riqueza da época. O local fazia parte do projeto de modernização de Manaus, então conhecida como “Paris dos Trópicos”.

Hotelaria no período de construção. – Foto: Reprodução/ Instituto Durango Duarte.

Transformação ao longo dos anos

Após o fim da hospedagem de luxo, o prédio ficou abandonado. Foi então, que passou por outras fases:

  • Liceu de Artes e Ofícios (1906): administrado por padres franceses, o local passou a oferecer ensino técnico em marcenaria, agricultura e mecânica, tornando-se a primeira escola técnica do Amazonas.
  • Casa de Detenção (1916-1924): o prédio foi adaptado como presídio, abrigando sentenciados da capital até sua transferência para Manaus.
  • Hospital Belisário Penna (1933-1962): transformado em leprosário, recebeu pacientes com hanseníase. A crença popular de que a doença se espalhava pela água do Rio Negro levou ao fechamento do local e à transferência dos pacientes para a Colônia Antônio Aleixo

Uma curiosidade é que os pacientes com hanseníase do hospital ficaram escondidas por 60 anos, pois o governo queria mostrar que tinha acabado com a doença. Desde então, o local não foi mais usado, se transformando em ruínas.

Prédio usado como casa de detenção. – Foto: Reprodução/ Abrahim Baze.

Ruínas históricas de Paricatuba

“Paricatuba” deriva de paricá (erva alucinógena usada em rituais indígenas) e tuba (“grande quantidade”), referindo-se à abundância da planta na região. Atualmente, as ruínas, restaurantes, cafés da manhã e mirantes atraem a população para visitar o local.

As estruturas remanescentes do prédio são envoltas por cipós apuí, trepadeiras que conferem um aspecto místico ao local. A vegetação domina o que restou das paredes de alvenaria e colunas. O local foi declarado Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Amazonas em 2015.

No entanto, apesar de ser um ponto histórico, a falta de conservação é evidente: pichações, falta de placas de informativas e degradação das estruturas são críticas comuns.

Como visitar

A vila onde fica as ruínas históricas de Paricatuba fica a 30 km de Manaus, com entrada pelo km 21 da AM-070. É possível chegar de carro ou barco. No local também podem ser visitados mirantes, praias e restaurantes. A população que mora na vila sobrevive do turismo na região.

The post Ruínas históricas de Paricatuba: você sabia que o local próximo a Manaus já foi presídio e hospital? Saiba mais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.