Stargate francês: país promete investimento bilionário em IA

A França terá seu próprio projeto Stargate. Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar enormes investimentos no setor inteligência artificial (IA), agora foi a vez do governo francês seguir por um caminho parecido.

O presidente Emmanuel Macron disse que o país irá receber cerca de 109 bilhões de euros (cerca de R$ 650 bilhões) em investimentos privados em IA nos próximos anos. Os recursos serão provenientes dos Emirados Árabes Unidos, fundos de investimento norte-americanos e canadenses, além de empresas francesas.

Ideia é colocar a Europa na disputa pela liderança do setor de IA

  • Recentemente, o governo dos Emirados Árabes Unidos havia anunciado a construção de um data center de IA na França.
  • Após a confirmação de Macron, várias grandes empresas elogiaram a iniciativa.
  • A startup britânica de IA Synthesia, por exemplo, afirmou que investimento será ótimo para a Europa.
  • No entanto, a companhia destacou que isso ainda não é suficiente para a Europa poder competir com mercados como o dos Estados Unidos e da China.
  • O principal objetivo do Stargate francês é justamente dar o pontapé inicial para a criação de um novo futuro tecnológico europeu.
  • Apesar da confirmação dos investimentos, ainda há poucos detalhes sobre como irá funcionar esta iniciativa da França.
macron
Macron anunciou investimentos bilionários em IA (Imagem: divulgação/Governo da França)

Leia mais

  • Efeito DeepSeek? ChatGPT pode receber investimento bilionário
  • Meta e Microsoft não devem poupar investimentos em IA este ano
  • Quanto as big techs vão investir em IA neste ano? Veja aqui

Setor é considerado estratégico

O anúncio de Macron aconteceu pouco antes do início da Cúpula de Ação de Inteligência Artificial, um evento que reúne diversos líderes mundiais e representantes das principais empresas de tecnologia para discutir os rumos do setor. E é claro que a IA será um dos assuntos dominantes do encontro, realizado em Paris.

Políticos importantes estão confirmados. É o caso do vice-presidente dos EUA, JD Vance, da presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, do chanceler alemão Olaf Scholz, do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Além disso, estarão presentes o CEO do Google, Sundar Pichai, o presidente da Microsoft, Brad Smith, o CEO da OpenAI, Sam Altman, entre outros. Elon Musk, no entanto, não deve comparecer.

Cérebro com os dizeres "AI" dentro
Disputa pela IA é geopolítica (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Os investimentos em IA também foram anunciados poucas semanas após o lançamento do DeepSeek, modelo de IA desenvolvido na China e que derrubou as ações de grandes empresas ocidentais. O chatbot chinês ainda acendeu um alerta para a necessidade da Europa buscar seu próprio espaço no setor.

O post Stargate francês: país promete investimento bilionário em IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.