Lendárias rochas protuberantes se reproduzem na Romênia

Já imaginou pedras crescendo e se reproduzindo como se fossem seres vivos? Isso acontece na Romênia com os trovants, rochas misteriosas que ilustram o poder da natureza. Elas aumentam de tamanho e formam pequenas “crias”, que se soltam e podem crescer de maneira independente, como se fossem organismos em desenvolvimento.

Essas formações raras são encontradas principalmente na vila de Costești, onde são protegidas pela Reserva Natural do Museu Trovants. Devido a essas intrigantes “rochas vivas”, que parecem se expandir, o local se tornou uma atração turística popular, atualmente sob a guarda da UNESCO.

Para que elas se formem, são necessárias condições geológicas específicas, presentes em poucas regiões do mundo, como partes da Rússia, Turquia e EUA. 

Trovants são rochas que crescem e parecem se reproduzir como se fossem seres vivos. Crédito: Pucs Fongabe – Shutterstock

Leia mais:

  • Como os estudos de “rochas precárias” ajudam a prever terremotos
  • Pedras do Stonehenge podem ter surgido bem longe do monumento 
  • Essa rocha influencia a formação de nuvens — e agora sabemos o porquê

Como essas misteriosas rochas romenas se reproduzem

Os trovants possuem um núcleo de pedra dura envolto por uma camada de arenito. O crescimento dessas rochas ocorre muito lentamente. A cada mil anos, elas aumentam cerca de cinco centímetros. Isso acontece porque sua superfície porosa absorve minerais da água da chuva, como o carbonato de cálcio. Esse processo cria uma espécie de “cimento natural”, que se acumula ao redor da rocha e faz com que ela fique maior com o tempo.

Além disso, os trovants podem gerar novas formações. Quando a chuva atinge repetidamente um mesmo ponto, surgem protuberâncias na superfície da rocha. Com os séculos, esses “caroços” crescem e podem se desprender, originando novos trovants. Esse ciclo peculiar dá a impressão de que as pedras estão se reproduzindo.

Rochas da Reserva Natural do Museu Trovants, na Romênia, local protegido pela UNESCO. Crédito: Razvanmazilu – Shutterstock

De acordo com o site de geologia Geology In, os tamanhos variam bastante: algumas têm poucos centímetros de diâmetro, enquanto outras chegam a vários metros. Os geólogos acreditam que esses depósitos rochosos se formaram há mais de cinco milhões de anos, após terremotos compactarem sedimentos de antigos ambientes aquáticos. Fósseis descobertos dentro dos trovants reforçam essa teoria.

As rochas também deram origem a diversas histórias curiosas. No folclore romeno, há lendas que afirmam que os trovants seriam ovos de dinossauros gigantes. Outra hipótese improvável sugere que essas formações seriam fósseis de antigas plantas. Há ainda quem acredite em uma possível conexão com extraterrestres, embora nenhuma dessas explicações tenha fundamento científico.

O post Lendárias rochas protuberantes se reproduzem na Romênia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.