Significado de ‘Conclave’: o filme é baseado em uma história real?

Entenda o significado do filme "Conclave" - Foto: Reprodução redes sociais

Qual o significado de “Conclave”? O filme é um dos favoritos do Oscar, recebendo oito indicações na premiação. Contudo, a produção se destaca também após algumas polêmicas sobre o seu enredo.

O longa-metragem ambienta o público em um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha da Igreja Católica por um novo Papa.

No decorrer da trama, o funcionamento interno do Vaticano e seus rituais misteriosos são responsáveis por prender a atenção do espectador.

O longa-metragem se aprofunda nas antigas tradições que cercam a seleção do mais alto sacerdote do catolicismo – entretanto, o realismo empregado pode gerar algumas dúvidas.

Qual o significado de “Conclave”?

O termo “Conclave” refere-se ao evento secreto em que cardeais da Igreja Católica se reúnem para eleger um novo Papa.

O ritual se desenrola dentro da Capela Sistina, com regras e tradições que datam de séculos. Essa aura de mistério e sigilo inspirou o longa-metragem, que conduz o público pelos bastidores desse processo decisivo para o catolicismo. Mas afinal, “Conclave” se baseia em uma história real?

Conclave é baseado em uma história real?

Apesar da atmosfera realista e da representação fiel de algumas tradições da Igreja, “Conclave” é uma obra de ficção.

Os eventos e personagens do filme não são baseados em histórias reais, e até mesmo algumas ambientações foram adaptadas para atender à narrativa.

O longa possui inspiração do livro homônimo de Robert Harris, publicado em 2016. O autor se dedicou a pesquisas sobre a história dos Papas e o funcionamento do conclave, utilizando fontes confiáveis para descrever aspectos físicos e processuais do evento. No entanto, a trama em si é uma invenção.

Polêmicas em torno do filme ‘anticatólico’

Alerta de spoiler! Apesar de seu sucesso, “Conclave” causou controvérsia entre setores conservadores, principalmente devido a uma reviravolta na história: um dos personagens principais é transgênero.

A apresentadora Megyn Kelly, do programa “The Megyn Kelly Show”, classificou “Conclave” como “o filme anticatólico mais nojento que já viu”, alegando que ele retrata os membros da Igreja como “moralmente corruptos e repulsivos”, com exceção do Papa eleito na trama.

Já o Bispo Robert Barron, do ministério Word on Fire, afirmou que a produção demoniza os conservadores e apresenta a hierarquia da Igreja como “um foco de ambição, corrupção e egoísmo”.

“Conclave” foi considerado um filme “anticatólico” – Foto: Reprodução redes sociais

Onde assistir ‘Conclave’?

Se você ficou curioso para saber onde assistir “Conclave”, o filme estreou nos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (23), e deve chegar a plataforma de streaming em breve. Saiba qual.

Assista ao trailer:

YouTube Video

The post Significado de ‘Conclave’: o filme é baseado em uma história real? appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.