Operação investiga fraude em locação de veículos na Câmara Municipal de Araguaína

Equipe cumpriu mandados de busca e apreensão em oito endereços em Araguaína - Foto: Divulgação/Ascom MPTO

A Operação Carozza foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), em Araguaína. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos, fraude em locação de veículos, sendo à licitação, superfaturamento de contratos, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão em oito endereços em Araguaína.

Suspeita de fraude em locação de veículos

Um Relatório de Inteligência foi o ponto de partida das investigações. O mesmo apontou indícios de irregularidades em um contrato firmado entre a Câmara Municipal de Araguaína e a empresa Auto Vip Multimarcas Ltda.

O contrato previa a locação de veículos sem motorista. Mas as investigações apontaram um possível esquema de fraude para desviar recursos públicos.

O destaque entre as principais suspeitas está no fato de que muitos dos veículos listados no contrato nunca pertenceram a essa empresa contratada.

Outro pronto verificado é que os vereadores supostamente alugavam seus próprios veículos ou indicavam terceiros para esse fornecimento. Desta forma, se apropriavam dos recursos públicos, de forma indevida.

Superfaturamento e lavagem de dinheiro

As investigações da Operação Carozza também apontaram que a empresa investigada, apesar de ter um capital social incompatível com os contratos firmados, venceu licitações para locação de veículos.

Além disso, há suspeita de que os contratos foram superfaturados em até 30% em relação aos valores praticadas por empresas concorrentes.

Empresas do mesmo grupo econômico, além de vereadores, assessores, familiares e outros agentes públicos, eram quem movimentavam os valores desviados. E para disfarçar a origem desse dinheiro, os envolvidos utilizavam contas bancárias de empresas e pessoas físicas, dando a entender que existia um esquema, elaborado, de lavagem de dinheiro.

Conforme a quebra de sigilo bancário, entre 2016 e 2020, supostamente, a empresa Auto Vip Multimarcas Ltda. movimentou R$ 6.319.813,30 em créditos. A Câmara Municipal de Araguaína foi uma das principais fontes de recurso.

Os repasses da Câmara Municipal para a empresa somaram R$ 3.351.540,92. Isso no período investigado. Além disso, outras empresas com suspeita de ligação nesse esquema de fraude em locação de veículos, também registraram movimentações financeiras suspeitas.

Operação Finta Carozza

O nome da operação recebeu o nome de “Finta Carozza”, que em italiano significa “falsa carruagem”. Desse modo, faz referência ao modus operandi suspeito da organização investigada. Considerando que teriam simulado a locação de veículos para esconder o desvio de verbas públicas.

Apreensões

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, incluindo endereços de empresas e residência em Araguaína, foram apreendidos celulares, tablets, notebooks e computadores.

A equipe apreendeu ainda documentos e valores em espécie, que serão utilizados para reforçar a investigação e comprovar ou descartar os indícios levantados

The post Operação investiga fraude em locação de veículos na Câmara Municipal de Araguaína appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.