Tocantins tem menor taxa de desemprego desde 2012

O Tocantins tem a menor taxa de desemprego desde 2012, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada nesta sexta-feira (14).

Entre os estados das regiões Norte e Nordeste, o Tocantins é o 2º com a menor taxa de desemprego. Nacionalmente, o Tocantins ocupa a 10ª posição.

Menor taxa de desemprego desde 2012

O Tocantins tem a menor taxa de desemprego desde 2012, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada nesta sexta-feira (14).

No cenário regional, entre os estados do Norte e Nordeste, o Tocantins é o 2º estado com a menor taxa de desemprego e, nacionalmente, ocupa o 10º lugar.

Em números absolutos, o mais novo estado brasileiro teve, em 2024, uma taxa de desocupação de 5,5%, valor inferior à média nacional de 6,6%. Em relação à porcentagem de pessoas empregadas, o Tocantins registrou no ano passado um índice de 60,4% da população empregada, superando a média nacional de 58,6% e a média das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, o Estado tem cumprido seu papel de promover o crescimento econômico.

O estado vem cumprindo o seu papel de promover o bem estar social e o crescimento econômico com responsabilidade fiscal, gerando segurança para os empresários. Além disso, o chamamento dos professores do concurso da educação e a seriedade do trabalho dentro do setor público tem permitido o crescimento das oportunidades de trabalho no Estado.

Sergislei de Moura, secretário do Planejamento e Orçamento

PNAD Trimestral

Os dados do IBGE também incluem informações sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) Trimestral. Essa pesquisa analisa as variações, em curto, médio e longo prazo, da força de trabalho do Brasil. Além disso, a PNAD também ajuda a fornecer as informações necessárias para estudos sobre o crescimento econômico do país.

Os dados da PNAD mostraram que o Tocantins teve uma queda de 0,7 ponto percentual na taxa de desemprego no 4º trimestre de 2024, de outubro a dezembro. Esse período registrou um desemprego de 5,1%, índice inferior ao do final de 2023, que era de 5,8% de desocupação.

O número de pessoas na força de trabalho também cresceu. Nos três últimos meses de 2023, esse número chegou a 804 mil, já no mesmo período de 2024, atingiu 840 mil, um crescimento de 4,4%.

A taxa de emprego da população cresceu 1,3 ponto percentual, ou seja, passou de 59,4% em 2023 para 60,7% em 2024. Os dados da PNAD podem ser encontrados por meio deste link.

The post Tocantins tem menor taxa de desemprego desde 2012 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.