Calor segue dominando boa parte do Brasil no Carnaval

Além de ter muita folia, o Carnaval de 2025 será de forte calor e chuvas isoladas. Ou seja: o cenário pelo qual passamos nas últimas semanas seguirá em boa parte do Brasil.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até 3 de março, as previsões são as seguintes:

Clima de calor segue

  • O Rio Grande do Sul vive, desde o dia 22, uma onda de calor (temperaturas 5 °C acima da média). Tal fenômeno, supostamente, terminou na quarta-feira (26);
  • No centro-oeste do Estado, a temperatura deve passar de 40 °C. Na região Sul como um todo, os termômetros seguirão altos, com o Rio Grande do Sul podendo marcar mais de 38 °C;
  • Outras regiões com forte calor são Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas alternando entre 26 °C e 34 °C;
  • O mesmo é esperado para a região Nordeste, sendo que os termômetros vão variar de 26 °C e 36 °C e até podem passar de 38 °C;
  • Na região Norte, há previsão de máximas entre 26 °C e 34 °C em boa parte dos estados.
Termômetro marcando temperaturas altas em montagem para ilustrar calor e aquecimento global
Altas temperaturas seguem dominando (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Leia mais:

  • 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
  • Como conferir qualidade do ar pelo celular
  • Bolha de calor: fenômeno vai fazer a temperatura subir ainda mais no Brasil

E as chuvas?

No Sudeste, não deve chover em Minas Gerais e poderemos ver pancadas pontuais no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo abaixo de 40 mm. Contudo, o Sudeste de São Paulo pode ter volumes acima de 60 mm.

O Nordeste deve ter tempo firme nos próximos dias na região central de Bahia, Pernambuco, além do oeste do Piauí e Alagoas. Já na faixa leste, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados como pancadas, com acumulados inferiores a 20 mm. Contudo, no norte do Maranhão, Piauí e litoral do Ceará, pode haver aguaceiros acima de 80 mm.

No Sul, a partir desta quarta-feira (26), é esperado o aumento de nebulosidade, podendo trazer pancadas locais. Elas podem ficar abaixo de 30 mm, contudo, não estão descartadas tempestades dada a combinação de calor e umidade.

Na região Centro-Oeste, também há calor e umidade combinados, causando regiões instáveis no Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, havendo pancadas de chuva durante a semana de Carnaval.

Acumulados acima de 80 mm são previstos no noroeste do Mato Grosso, enquanto no centro-leste de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul, pode haver redução de chuvas, com acumulados acima de 20 mm.

Termômetro na rua marcando 39 graus Celsius num dia quente numa cidade
Regiões, como o Rio Grande do Sul, podem ter mais de 40 °C de temperatura (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Por fim, no Norte, o calor e a alta umidade mantém instabilidades e pancadas de chuvas. Na região, os acumulados devem chegar a mais de 50 mm.

O único Estado que se salva é Roraima, onde o aguaceiro será bem menor: menos de 10 mm. Fechando, na região nordeste do Pará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), localizada mais ao sul, vai provocar acumulados além de 80 mm.

O post Calor segue dominando boa parte do Brasil no Carnaval apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.