Reforma ministerial: saiba quem são os cotados para substituir Padilha nas Relações Institucionais do governo

Reforma ministerial: saiba quem são os cotados para substituir Padilha nas Relações Institucionais do governo

Após troca ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não decidiu quem irá substituir Alexandre Padilha no cargo de ministro das Relações Institucionais.

O cargo é responsável pela interlocução do governo com o Congresso Nacional.

Alexandre Padilha foi remanejado para o Ministério da Saúde no lugar da ministra Nísia Trindade.

A alteração foi justificada por uma melhoria na relação entre os poderes. Lula tem o objetivo de realizar uma “mudança de perfil” à frente da pasta, visando a eleição de 2026.

Embora aliados defendam que Padilha foi muitas vezes desautorizado pelo próprio Planalto, o governo busca alguém que consiga alinhar as demandas do Congresso.

No entanto, a escolha de Lula não é livre de tensões. Padilha acumulou críticas nos dois primeiros anos do governo e inclusive era publicamente criticado pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira.

Cotados

O mais esperado é que o escolhido para o cargo de Relações Institucionais siga na pasta do Partido dos Trabalhadores (PT).

Veja a seguir os nomes cotados para o cargo:

  • Gleisi Hoffmann (PT)

A presidente do PT foi um dos primeiros nomes cotados por ser de confiança de Lula. A relação dos dois remonta aos tempos da Operação Lava Jato, quando Gleisi assumiu a presidência do partido.

Ela tem acesso ao presidente e proximidade com grande parte dos ministros. No entanto, o nome é mais rejeitado pelo centrão e pela base-não petista.

O mais provável é que Gleisi assuma a Secretaria-Geral da Presidência, outra vaga no Palácio do Planalto, no lugar de Márcio Macêdo.

  • José Guimarães (PT)

O líder do governo na Câmara tem a confiança de Lula e boa interlocução com centrão e oposição, incluindo o atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Além disso, José Guimarães é próximo do ex-presidente da Câmara, sendo chamado de “homem do Arthur Lira” nos bastidores do Planalto.

Há uma certa resistência a seu nome à esquerda.

  • Jaques Wagner (PT)

Líder do governo no Senado, é amigo pessoal de Lula e considerada uma das poucas pessoas que “mandam a real” ao presidente.

Também tem uma boa circulação entre centrão e oposição, além de ser considerado um dos políticos mais experientes do Congresso.

Contudo, o senador tem resistido à proposta desde a vitória nas eleições e, hoje, tanto ele quanto aliados argumentam que o principal problema do governo é na Câmara, não no Senado.

  • Isnaldo Bulhões (MDB)

Líder do MDB na Câmara, o deputado é próximo ao governo e apadrinhado pela família Calheiros.

Ele é visto como uma opção diferente por não ser petista. A “petização” do governo é uma reclamação frequente entre os parlamentares.

Mas é justamente por não ser do PT, que ele enfrenta resistência à esquerda.

E embora seja apoiador, não é tão próximo de Lula, o que dificulta o trânsito intenso no palácio que a pasta requer.

Outra opção cogitada para Isnaldo é a liderança do governo.

Reforma ministerial

A troca de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde foi confirmada nesta quarta-feira (26).

Desde a semana passada, a demissão da ministra já circulava entre os bastidores do governo.

Lula planeja acomodar Nísia Trindade em um organismo internacional de relevância no setor da saúde.

No primeiro pronunciamento após a mudança, Padilha avalia que fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser prioridade na sua gestão à frente da pasta.

Auxiliares do presidente dizem que as mudanças ministeriais só devem ser concluídas após o Carnaval.

Segundo o Palácio do Planalto, Nísia Trindade fica no cargo até 6 de março, quando Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, retornará ao comando do Ministério da Saúde.

O mesmo posto foi ocupado por ele durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

*Com informações do Uol

The post Reforma ministerial: saiba quem são os cotados para substituir Padilha nas Relações Institucionais do governo appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.