Ministro Mauro Campbell fala sobre escândalo no Amazonas e ‘supersalários’ no Judiciário

Em uma entrevista exclusiva na sede do Grupo Norte de Comunicação, em Brasília, nesta quarta-feira (26), o ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional de Justiça, abordou temas de grande relevância do sistema Judiciário.

Entre os assuntos, o afastamento cautelar de um desembargador e um juiz do Amazonas por suspeita de fraude milionária envolvendo a Eletrobras, além de comentar a polêmica dos “supersalários” no Judiciário.

O ministro explicou que o afastamento cautelar do desembargador Elci Simões de Oliveira e do juiz Jean Carlos Pimentel, ambos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi uma medida preventiva diante de indícios de irregularidades. A decisão, tomada na última sexta-feira (21), visa apurar supostas fraudes que permitiram a retirada de R$ 150 milhões da Eletrobras.

“Esses magistrados não podem praticar atos judiciais até que haja uma formação absoluta de um conjunto probatório. Eu posso assegurar que, nos próximos 180 dias, nós já teremos uma solução para” ressalta o ministro Mauro Campbell.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal Norte BR (@portalnortebr)

Campbell comenta sobre “supersalários”

Outro tema abordado foi a questão dos “supersalários” no Judiciário. O ministro comentou um artigo publicado por uma juíza de Goiás, que defende que os chamados supersalários são, na verdade, verbas indenizatórias e remuneração constitucional.

Campbell concordou parcialmente com a magistrada, explicando que muitas dessas verbas são decorrentes de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Essas verbas todas são auditadas pelo Conselho Nacional de Justiça e, na eventual hipótese de se constatar qualquer supersalário indevidamente pago, ele será devolvido. O que é importante é que se devolva’, destaca Campbell.

O ministro reforçou que a transparência e o controle desses pagamentos são essenciais para manter a confiança da população no Judiciário.

Ministro Mauro Campbell em entrevista na sede do GNC, em Brasília. – Foto: Reprodução/ Portal Norte.

Campbell é o entrevistado do Ponto Norte

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é um dos convidados de destaque do Ponto Norte, novo programa do Grupo Norte de Comunicação.

O programa será lançado em março, terá exibição em todas as TVs do Grupo, com alcance nos estados do Amazonas, Roraima, Acre, Tocantins, Rondônia e Brasília.

Apresentado pela renomada jornalista Samira Benoliel, o Ponto Norte promete trazer debates relevantes e entrevistas exclusivas com personalidades que impactam o cenário político e social do Brasil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Samira Benoliel (@samirabenoliel)

The post Ministro Mauro Campbell fala sobre escândalo no Amazonas e ‘supersalários’ no Judiciário appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.