Dançarina do Festival de Parintins se torna a 1ª representante do Amazonas no ‘Balé da Cidade’

Deo Festival de Parintins para o mundo: conheça trajetória de Cléia - Foto: Reprodução/Instagram

Cléia Santos se tornou a primeira representante do Amazonas a integrar o grupo “Balé da Cidade de São Paulo”, prestigiado na 5ª arte. A dançarina comemorou a conquista, na última terça-feira (26), por meio de suas redes sociais.

O “Balé da Cidade de São Paulo” é um dos corpos artísticos da Fundação Municipal de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura. Cléia leva sua bagagem artística do Norte do Brasil para uma das mais renomadas equipes.

Participação na Salgueiro e no Festival de Parintins

Cléia Santos é um talento regional em ascensão e sua habilidade artística se destaca não somente no Amazonas, como também para além das fronteiras do estado.

Em 2024, a artista esteve como protagonista do primeiro ato do desfile da Salgueiro na Sapucaí. Na avenida do Carnaval do Rio de Janeiro, a amazonense brilhou no enredo “Hutukara”, inspirado na obra literária do xamã Davi Kopenawa.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cleia Santos (@cleia.nsds)

“A comissão do Salgueiro foi um marco na minha carreira. Foi literalmente um grande marco. Eu acredito que é uma das experiências mais loucas que eu passei no meio artístico”, disse a amazonense.

Ela compartilhou que sua participação no Carnaval de 2024 foi algo totalmente inesperado. Em um momento casual, enquanto fazia uma aula de samba no Morro do Cantagalo, conheceu o coreógrafo da comissão, que, de imediato, perguntou sobre sua disponibilidade.

Cléia respira e transpira arte! Antes de chegar à “Cidade Maravilhosa”, a dançarina já havia pisado em um dois maiores festivais a céu aberto do mundo, que se esconde em uma ilha mágica na floresta amazônica: Parintins.

Na festa do Boi Caprichoso e Garantido, a dançarina compõe o grupo de dança “Gandhicats”, do empresário e coreógrafo Gandhi Tabosa.

“Bagagem cultural muito rica, tudo o que se vivencia lá a gente leva para a nossa dança, para a nossa arte (…) É uma forma de dançar que só o norte tem”, destaca Cléia sobre o Festival de Parintins.

O conjunto defende o item 20 pelo Boi Bumbá Garantido, referente a coreografia.

Dedicação ao CDA e aprendizados

Do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) para o Balé da Cidade de São Paulo! Cléia faz questão de frizar suas origens e de destacar que é um talento nascido e criado em solo amazonense.

Ela descreve sua experiência no Corpo de Dança do Amazonas (CDA) como fundamental para sua preparação para outros desafios maiores. Lá, ela aprendeu a lidar com a responsabilidade e o profissionalismo exigidos pelo trabalho em uma companhia de grande renome.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cleia Santos (@cleia.nsds)

Em questões mais técnicas, Cléia destaca que o CDA a ajudou a enteder o funcionamento de uma empresa estatal.

“De estar no palco, de ter montagens de meses, montagens de semanas e criação de ballet, de repertório, muitas vezes por ano. Isso tudo, com certeza, foi uma das coisas que eu estava aprendendo na companhia do CDA. Com certeza, já vou com outro entendimento para o Ballet da Cidade”, pontuou.

The post Dançarina do Festival de Parintins se torna a 1ª representante do Amazonas no ‘Balé da Cidade’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.