Doenças respiratórias: Fiocruz faz alerta para o Carnaval

O brasileiro em geral ama o Carnaval. Seja pela festa em si, pelas músicas, pela energia boa das pessoas, pelas viagens ou até mesmo pela folga na escola e no trabalho. Sabe aquela história que o ano só começa de verdade depois do Carnaval? Para muita gente isso é verdade.

Quando falamos na maior festa popular do mundo, a primeira coisa que vem na cabeça é a palavra diversão. E é para ser assim mesmo. O brasileiro só não pode esquecer que é preciso também responsabilidade. E é isso que as autoridades pedem agora.

Leia mais

  • 12 filmes e séries para assistir online e entrar no clima do Carnaval 2025
  • Carnaval: Engov previne ressaca? Entenda como funciona o remédio
  • Calor extremo pode causar problemas respiratórios e no coração

Quem já viveu mais de 30 Carnavais sabe que o governo sempre lança uma campanha de conscientização nessa época. “Use preservativo”, ou ainda “se dirigir, não beba”. O alerta da vez diz respeito às doenças respiratórias.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das maiores entidades de saúde do país, destaca que a aglomeração de pessoas favorece a transmissão de vírus que causam vários tipos de doenças. Sim, a Covid-19 está nessa lista, mas existem dezenas de outras.

De olho na SRAG

  • A Síndrome Respiratória Aguda Grave pode aparecer a partir de simples sintomas gripais.
  • A pessoa pode estar com uma gripe, um resfriado ou até com Covid-19.
  • O quadro de SRAG é caracterizado por um agravamento desses sintomas, deixando o paciente com a função pulmonar comprometida.
  • Isso ocorre, principalmente, em pessoas com o sistema imunológico fragilizado.
  • Em muitos casos, o paciente precisa de internação – e a síndrome pode até mesmo levar à morte.
Vírus da Covid-19 se dividindo em dois novos vírus
Os vírus circulam com muita facilidade e podem se aproveitar das grandes aglomerações do Carnaval para espalhar doenças – Imagem: NiseriN / iStock
  • De acordo com o Boletim Infogripe, até o dia 22 deste mês, foram registrados cerca de 13,5 mil casos de SRAG no Brasil.
  • Desse total, mais de 2,2 mil tiveram diagnóstico de Covid-19.
  • A complicação respiratória também causou 1.194 mortes, sendo 466 após infecção por coronavírus.
  • A Fiocruz destaca que nenhum estado brasileiro passa hoje por uma crise de saúde.
  • Houve, porém, nas últimas semanas, um aumento dos registros de doenças respiratórias por causa da volta às aulas.
  • Algo que pode piorar agora com o Carnaval.

Dicas da Fiocruz

Não, não estamos defendendo aqui que você não curta a sua folia. O que queremos é que você aproveite com segurança e responsabilidade. E é por isso que separamos algumas dicas da Fiocruz.

Os especialistas recomendam que quem estiver com sintomas gripais como coriza (nariz escorrendo), tosse ou febre, deve evitar participar das festas. No lugar disso, a pessoa deve repousar em casa e, se os sintomas piorarem, buscar ajuda médica. Essa recomendação vale para o Carnaval, mas também para todo o ano.

Outra dica da Fiocruz é que quem estiver com a vacinação contra a Covid-19 atrasada, deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível.

Atualmente, a vacinação básica é feita apenas em crianças dos 6 meses de idade até 5 anos, mas quem faz parte de grupos de risco, como idosos e pessoas com deficiência, deve fazer reforços periódicos.

No mais, um ótimo Carnaval para você! E nunca se esqueça dos outros avisos: use camisinha, não dirija se beber e não é não.

As informações são da Agência Brasil.

O post Doenças respiratórias: Fiocruz faz alerta para o Carnaval apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.