Gemini tem um segredo para melhorar respostas: analisar seu histórico de pesquisa

A grande vantagem competitiva do Gemini em relação aos rivais é o mecanismo de Pesquisa. Agora, o Google quer melhorar (e personalizar) ainda mais as respostas da IA para cada usuário – e o segredo está no seu próprio histórico de busca.

A atualização permite que o assistente analise automaticamente o histórico para oferecer sugestões personalizadas, com base no que você já pesquisou.

Gemini poderá se conectar ao histórico de busca de um usuário
Recurso vai aumentar personalização da IA (Imagem: Google/Reprodução)

Gemini analisa seu histórico de pesquisa para respostas melhores

O recurso permite que o Gemini analise o histórico de pesquisa de cada usuário para melhorar as respostas. Por exemplo, se você pedir ao chatbot uma dica de restaurante ou lugar para viajar, ele poderá investigar suas pesquisas relacionadas a alimentos ou viagens para fornecer sugestões mais úteis.

A atualização é possível graças ao modelo de raciocínio Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental.

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Google está personalizando IA

A medida vem na tentativa mais ampla do Google de personalizar a experiência de uso de seus produtos. Futuramente, a big tech vai conectar o Gemini a outros aplicativos, como YouTube e Google Fotos.

Como lembrou o The Verge, a intenção é que o chatbot “forneça insights mais personalizados, aproveitando uma compreensão mais ampla de suas atividades e preferências”.

Mas calma: se você ficou assustado e não quer a IA fuçando nas suas pesquisas, é possível desabilitar essa opção. Além disso, o Google deixou claro que a ferramenta só fará referência aos seus resultados de busca caso os considere relevantes na resposta, revelando todo o processo de raciocínio que o levou até ali (como uma espécie de rascunho do pensamento).

Gemini poderá se conectar ao histórico de busca de um usuário
É possível desabilitar conexão do Gemini com histórico de pesquisa (Imagem: Google/Reprodução)

Quem pode usar a atualização do Gemini?

  • Por enquanto, o recurso está disponível para assinantes Gemini e Gemini Advanced na versão web. Eles podem habilitar a opção selecionando o botão “Personalização experimental” no menu;
  • A versão para celulares está sendo lançada gradualmente e estará disponível em mais de 40 idiomas, na maioria dos países.

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