Vanda Witoto defende Marina Silva e condena declarações violentas de senador Plínio Valério

A ativista social do Amazonas, Vanda Witoto manifestou apoio à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após o senador Plínio Valério (PSDB-AM) fazer declarações contra ela durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs).

O senador afirmou que “queria enforcar Marina Silva” durante seu depoimento e ainda brincou sobre a paciência que sua esposa teria em casa. As falas geraram revolta e mobilizaram lideranças políticas e movimentos sociais em defesa da ministra.

Vanda Witoto, conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e das causas ambientais, se pronunciou contra as declarações do senador. Em um vídeo emocionado, Witoto classificou as falas de Plínio Valério como “criminosas, misóginas e violentas“.

Nós mulheres não temos paz nesse país! Estamos aí acompanhando a fala criminosa, misógina, violenta contra uma mulher negra, uma mulher que é a ministra do meio ambiente no nosso país, e que o homem que ocupa o lugar de poder se acha no direito de vir a público dizer que tolera a fala de uma mulher”, diz Witoto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vanda Witoto (@vandawitoto)

Falas no mês da mulher

Witoto também destacou que, mesmo em um mês dedicado às mulheres, março, ainda é preciso lidar com situações de violência e desrespeito. Ela lembrou os sete anos do assassinato da vereadora Marielle Franco, cujo caso ainda não foi totalmente esclarecido,. Além disso, reforçou a necessidade de combater a violência de gênero em todos os espaços, incluindo a política.

“Ter divergências políticas no campo político é legal, faz parte do processo democrático, mas a partir disso, você fazer um ataque a uma mulher, incitar a violência, direcionar palavras criminosas, incitar o crime, a violência, o ódio, não é aceitável”, relata a ativista.

Por fim, Vanda Witoto anunciou que está organizando, junto a outras mulheres do Amazonas, um documento formal para pedir a investigação das falas do senador.

The post Vanda Witoto defende Marina Silva e condena declarações violentas de senador Plínio Valério appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.