Rotação da Terra gera eletricidade? Cientistas dizem que sim

O campo magnético da Terra pode ser fonte de energia. É isso que diz um estudo sobre a rotação da Terra, que afirma ter conseguido gerar eletricidade utilizando um dispositivo cilíndrico simples. No entanto, muitos físicos ainda estão céticos em relação às descobertas.

O debate é antigo, desde os tempos de Michael Faraday se especula se a rotação do nosso planeta pode ser usada para gerar energia. Até hoje, a resposta mais aceitável era de que não, mas o novo estudo publicado na Physical Review Research afirma ter mudado isso. 

O projeto começou em 2016 com o protótipo do dispositivo que prometia ser capaz de interagir com o campo magnético terrestre. Mesmo com desconfiança da comunidade científica, o trio de pesquisadores da Universidade de Princeton, do Universidade de Princeton e do Spectral Sensor Solutions seguiu em frente.

Esse ano, o artigo foi finalmente publicado, mostrando o resultado do uso de um cilindro feito de manganês macio, zinco e ferro. A equipe conduziu testes com o dispositivo que, mesmo sendo um péssimo condutor (como o próprio estudo diz) conseguiu produzir uma pequena voltagem de cerca de 18 µV, isso foi medido instalando eletrodos nas extremidades do objeto.

Em teoria, o dispositivo funcionaria de forma semelhante a uma estação de energia elétrica, na qual passar um condutor por um campo magnético faz com que os elétrons se movam, criando uma corrente. Isso não deveria criar uma corrente, mas os pesquisadores conseguiram utilizar diferentes materiais moldados no cilindro para dar um “empurrão magnético”.

Leia mais:

  • Qual é o lugar mais frio da Terra?
  • O que são as manchas solares e como elas afetam a Terra?
  • Qual é a menor temperatura já registrada na Terra?

“Se nossos resultados fossem corroborados, então o caminho estaria aberto para investigar se esse efeito poderia ser escalado para produzir energia elétrica útil”, diz o estudo. “Mesmo que apenas voltagens muito abaixo daquelas para energia residencial fossem atingíveis usando nosso efeito, tais dispositivos ainda poderiam ter aplicações práticas como ‘baterias’ que não exigiriam combustível e não poderiam se desgastar no sentido usual.

Produzir energia com a rotação da Terra é algo polêmico

Mesmo com os resultados, físicos estão céticos com a possibilidade de produção de energia com a rotação da Terra. A Nature publicou uma matéria em que especialistas concordam que os resultados são impressionantes, mas não confiam no potencial de produção de energia em uma escala utilizável. 

terra
(Imagem: Goinyk Production / Shutterstock.com)

Rinke Wijngaarden, um físico aposentado anteriormente na Universidade Livre de Amsterdã, não conseguiu encontrar o efeito em seus próprios experimentos em 2018. Ele acha o trabalho muito interessante, mas está “ainda convencido de que a teoria de Chyba et al (autor do estudo) não pode estar correta”.

Mesmo Chyba diz que se “nossas equações mostram como tal escala pode ser feita, mas isso é muito diferente de uma demonstração de que é realmente possível”.

Ainda segundo a Nature, mesmo que funcione, o método aproveitaria a energia cinética da Terra e ao fazer isso diminuiria lentamente ao longo do tempo a rotação da Terra. De qualquer forma, o consenso é que mais estudos precisam ser feitos para corroborarem os resultados.

O post Rotação da Terra gera eletricidade? Cientistas dizem que sim apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.