Tesouro da Era do Gelo! Ossos de mamutes de 25 mil anos são encontrados 

Uma descoberta fascinante foi feita por pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências. Eles localizaram ossos de pelo menos cinco mamutes em um sítio conhecido como Langmannersdorf, no norte da Áustria.

Além dos restos mortais dos animais antigos, foram encontradas ferramentas de pedra no local. Os objetos foram datados em cerca de 25 mil anos e oferecem pistas sobre como era a vida e os hábitos dos caçadores pré-históricos que habitaram a região.

Marfim era trabalhado para a produção de ferramentas

Em comunicado, a equipe de cientistas afirmou que ossos de pelo menos dois mamutes foram encontrados com marcas de corte. Isso indica que os animais eram desmembrados pelos humanos antigos.

Ossos datam de cerca de 25 mil anos (Imagem: Marc Händel/Academia Austríaca de Ciências)

Em uma outra área, restos de pelo menos outros três mamutes, incluindo presas inteiras e em pedaços, foram desenterrados. Eles revelam que o marfim era trabalhado para a produção de ferramentas, como pontas de lança.

Na época em que os animais viveram, o vale do rio Perschling era um local de passagem importante para os animais, além de servir como área de alimentação. Os arqueólogos acreditam que os caçadores pré-históricos tinham um profundo conhecimento do comportamento dos mamutes e usavam essas informações para planejar suas caçadas.

Leia mais

  • Empresa dos EUA se aproxima da meta de ‘ressuscitar’ mamutes
  • Mamutes de volta à vida? Entenda o plano bilionário de genética
  • Estudo revela possível causa da extinção de mamutes: alergia
Presas dos mamutes eram utilizadas para criar ferramentas com marfim (Imagem: Daniel Eskridge/Shutterstock)

Ideia é entender mais sobre os caçadores pré-históricos

  • O trabalho realizado pelos pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências faz parte de esforços maiores de investigação de sítios arqueológicos na Polônia, República Tcheca e Áustria.
  • O objetivo é entender como era feita a caça e o aproveitamento de mamutes no passado.
  • Além disso, os estudos podem revelar como as mudanças climáticas entre 35 mil e 25 mil anos atrás impactaram os animais e os humanos antigos.
  • Todos os objetos desenterrados estão sendo analisados no Instituto Arqueológico Austríaco e devem ser expostos no Museu de História Natural de Viena e no Museu de História Local de Perschling, no futuro.

O post Tesouro da Era do Gelo! Ossos de mamutes de 25 mil anos são encontrados  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.