Processo de cheia do rio Negro coloca Manaus em alerta para inundações e alagamentos

Cheia do rio Negro

Em processo de cheia, o rio Negro atingiu a marca de 26,03 metros nesta segunda-feira (31), ficando a menos de quatro metros do recorde de 30,02 metros, registrado em 2021.

Apesar de estar dentro da normalidade para o período, a rápida subida do nível das águas – em média 6 centímetros por dia – acende o alerta para possíveis inundações na capital amazonense.

Isso porque a cota de inundação do rio Negro é de 27,5 metros, em Manaus. A previsão é que os níveis mais altos do rio sejam atingidos entre os meses de junho e julho.

Cheia do rio Negro

No mesmo período do ano passado, o rio estava em 23,65 metros, o que mostra uma elevação ao comparar com os números deste ano.

O fenômeno ocorre após a seca recorde de 2024, quando o rio Negro atingiu seu menor nível em décadas, expondo praias e dificultando a navegação.

Cheia do rio Negro
Rio mostra aumento no nível – Foto: João Dejacy

Agora, a tendência é de enchente, com possibilidade de se aproximar da cota de alerta nas próximas semanas.

Manaus em risco alto para desastres naturais

Dados do Adapta Brasil mostram que a capital amazonense está em risco alto (laranja) para inundações, enxurradas e alagamentos. Além disso, a cidade apresenta um nível muito alto (vermelho) de exposição da população a desastres geo-hidrológicos.

  • Moradias em risco: Um número alto de domicílios permanentes está em áreas vulneráveis a desastres naturais.
  • Previsão climática: O INMET alerta para pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos próximos dias, o que pode agravar a situação.

Impactos na cidade

As intensas chuvas já afetam diversas regiões de Manaus, com relatos de alagamentos em áreas baixas e pontos críticos.

A Defesa Civil monitora a situação e prepara ações emergenciais caso o rio continue subindo no ritmo atual.

The post Processo de cheia do rio Negro coloca Manaus em alerta para inundações e alagamentos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.