Trump prorroga prazo e TikTok permanece ativo nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova prorrogação no prazo para que a empresa chinesa ByteDance venda a operação do TikTok nos EUA. A decisão, divulgada nesta sexta-feira (4) na rede social Truth Social, estende em 75 dias o limite anterior, que expiraria no sábado (5).

A medida mantém o aplicativo funcionando no país, mesmo sem a conclusão da venda para um comprador não chinês, conforme exigido por uma legislação aprovada em 2024. “Uma transação requer mais trabalho para garantir que todas as aprovações necessárias sejam assinadas, por isso assino uma ordem executiva para manter o TikTok em funcionamento por mais 75 dias”, afirmou Trump.

Tensão comercial com a China influencia decisão

  • O adiamento ocorre em meio a um novo capítulo da disputa comercial entre Estados Unidos e China.
  • No mesmo dia do anúncio de Trump, o governo chinês declarou a aplicação de tarifas de 34% sobre produtos americanos, como resposta direta à taxa de igual percentual imposta por Washington a produtos chineses no início da semana.
  • “Esperamos continuar trabalhando de boa fé com a China, que eu entendo que não está muito feliz com nossas Tarifas Recíprocas (Necessárias para um Comércio Justo e Equilibrado entre a China e os EUA!)”, escreveu o presidente.
  • Ele também declarou que estaria disposto a rever as tarifas como parte de um eventual acordo envolvendo o TikTok.

O post Trump prorroga prazo e TikTok permanece ativo nos Estados Unidos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.