Uma embarcação identificada como Ana Clara II, que transportava pelo menos 60 passageiros, naufragou na madrugada deste sábado (5), no trecho do Rio Paracauary, entre os municípios de Soure e Salvaterra. A embarcação havia saído da comunidade de Nascimento, no município de Chaves, e seguia em direção a Salvaterra.
Segundo relatos, o acidente ocorreu por volta de meia-noite, quando a lancha bateu em um banco de areia e começou a afundar. A Polícia Militar foi acionada por um morador da comunidade de origem da embarcação e mobilizou uma equipe do 8° BPM para prestar socorro.
O resgate das vítimas contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da lancha Expresso Capeã 9 e de barqueiros locais que atuam na travessia entre Soure e Caldeirão, utilizando rabetas.
A lancha da PM foi a primeira a chegar ao local e encontrou diversas pessoas na água, em situação de desespero. Felizmente não houve registro de desaparecidos.
As vítimas resgatadas, sendo 32 mulheres, 20 homens e oito crianças, foram levadas para uma escola no município de Salvaterra, onde estão recebendo assistência. Uma mulher com um bebê recém-nascido de 12 dias e uma criança de 9 anos, foram encaminhadas ao Hospital Municipal Almir Gabriel, mas estão bem.
A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transportes (Artran) informa que a embarcação não consta nos cadastros de operadores regulares do serviço de transporte aquaviário de passageiros e operava de forma irregular. A agência ainda informou que acompanha a apuração dos fatos pela Capitania dos Portos. Todos os passageiros foram trazidos para Belém, via Ferry Boat, durante a tarde deste sábado.
A Polícia Civil do Pará informou que o caso será investigado pela Delegacia de Soure.
Outro naufrágio e novo susto
Já na tarde deste sábado (5), uma segunda embarcação que fazia o transporte de passageiros entre Breves e Gurupá, naufragou no arquipélago do Marajó.
Segundo as informações de populares, a embarcação Epitacio Ferreira, teria batido em um tronco e acabou virando já nas proximidades de Gurupá.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a embarcação afundando. Uma grande carga de bebidas também aparece boiando.
Ainda de acordo com as informações, todas as pessoas que estavam na embarcação foram resgatadas. O número de pessoas a bordo ainda não foi divulgado.
The post VÍDEOS – Desespero e resgate: embarcações naufragam e assustam o Marajó appeared first on Ver-o-Fato.