‘Castanha do Pará’ agora é ‘Castanha da Amazônia’, conforme PL aprovada na Aleam

Castanha do Pará agora é Castanha da Amazônia no Amazonas - Foto: Reprodução/Canva

Castanha do Pará ou Castanha da Amazônia? A discussão, que dominou as redes sociais em janeiro, foi parar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um projeto de lei, aprovado na quinta-feira (3), decidiu a nova nomenclatura.

Agora, o Amazonas chama a semente de “Castanha da Amazônia”, na tentativa de abranger todos os estados que trabalham na sua produção. O autor do texto, Sinésio Campos (PT), frisou o objetivo do projeto.

Com a nova legislação, a nova nomenclatura deverá compor todos os produtos derivados das castanhas produzidas no Amazonas. Além disso, a lei prevê o rastreio do produto, certificado de origem e uso em campanhas publicitárias.

Após aprovação na Aleam, o projeto seguirá para análise do governador do Amazonas, Wilson Lima. Sinésio ainda busca apresentar a PL no Parlamento Amazônico, que reúne deputados dos nove estados do norte do Brasil.

Ator fala ‘Castanha da Amazônia’ e irrita paraenses

Na primeira semana de janeiro, Adanilo armou uma confusão ao se referir a “Castanha do Pará” como “Castanha da Amazônia”. O ator, nascido no Amazonas, chegou a tirar a paz da ex-BBB Alane Dias, nascida no Pará.

Castanha-do-Pará ou da Amazônia? - Foto: Reprodução/Instagram
Castanha-do-Pará ou da Amazônia? – Foto: Reprodução/Instagram

A paraense rebateu nas redes sociais, defendendo o nome “castanha-do-Pará” e ironizando a fala do ator. Os estados são conhecidos por alimentarem uma rivalidade entre si e, a troca do nome, surgiu como uma possível alfinetada.

A discussão reacendeu o debate sobre a nomenclatura da semente, que é cultivada em vários estados da Amazônia e até fora do Brasil.

Historicamente chamada de “castanha-do-Pará”, o nome evoluiu para “castanha-do-Brasil” e, mais recentemente, “castanha-da-Amazônia”, para refletir sua ampla distribuição geográfica.

The post ‘Castanha do Pará’ agora é ‘Castanha da Amazônia’, conforme PL aprovada na Aleam appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.