
Nesta terça-feira (8), o líder de uma organização criminosa, cujo nome não foi revelado pela Polícia Civil, foi preso sob suspeita de aplicar golpes com uma falsa empresa administradora de consórcios, registrada em nome de um coworking no Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Civil de Rondônia, o grupo criminoso enganava clientes com falsas promessas de “cartas contempladas” e financiamentos imediatos. Na prática, as vítimas assinavam contratos de consórcio sem saber e acabavam sofrendo prejuízos financeiros significativos.
A ação faz parte da Operação Contemplados, que investiga um esquema criminoso de estelionato eletrônico e publicidade, envolvendo uma empresa de consórcios e outras 14 empresas associadas.
Ainda segundo a Polícia Civil, a administradora de consórcios não possui autorização do Banco Central, conforme exige a Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795/2008).
Declaração da delegada
Em entrevista à equipe de reportagem da TV Norte Rondônia, a delegada Ingrid Brandão afirmou que a operação tinha como objetivo prender os três líderes da ação criminosa, que envolviam cerca de 40 pessoas registradas no esquema.
“O objetivo da ação era desmantelar esse grupo criminoso que enganou mais de 100 vítimas. O esquema operava com propaganda enganosa, oferecendo valores baixos para financiamentos, o que atraía clientes. Quando os clientes assinavam os contratos, descobriam que se tratava de um consórcio. O prejuízo das vítimas ultrapassa os R$ 600 mil. Tivemos cumprimentos de prisão em Cacoal e Ji-Paraná”, explicou a delegada.
Sobre a prisão e a operação
A operação cumpriu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de bloquear bens, desmantelando a estrutura criminosa.
A Polícia Civil continua com as investigações.
The post Líder de organização criminosa é preso em Rondônia por golpes com falsa empresa de consórcios appeared first on Portal Norte.