
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (8). A participação em um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é a motivação.
Em setembro de 2023, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$835 mil do ministro em cima deste caso da Codevasf.
A Polícia Federal (PF) havia indiciado Juscelino em junho de 2024 e agora a denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O que diz a defesa?
A defesa do ministro disse que ele é “inocente” e classificou como “factoides” as acusações feitas pela PGR.
“Essa é a melhor oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase 3 anos, com a palavra final da instância máxima do Poder Judiciário nacional”, diz nota de defesa.
Os advogados falaram ainda que não foram notificados oficialmente sobre a decisão. “Temos um indício perigoso de estarmos voltando à época punitivista do Brasil, quando o MP conversava primeiro com a imprensa antes de falar nos autos”, afirmaram.
Alvoroços sem fim
Os escândalos envolvendo o ministro vão além dessa situação. Ainda em 2023, Juscelino Filho realizou viagens pessoais por meio de dinheiro público, com uso da Força Aérea Brasileira (FAB), além de receber diárias para participar de leilões de cavalos de raça em São Paulo
À época, o presidente Lula (PT) teve uma conversa com o chefe da pasta das Comunicações e o manteve no cargo. Ele disse que devolveu as diárias da viagem e que não havia irregularidades no caso.
Em novembro desse mesmo ano, a PF identificou que um aliado de Juscelino, identificado por Eduardo José Barros Costa, comandava um grupo de empreendimentos de fachada em nome de laranjas para fraudar contratos de obras públicas realizadas no Maranhão.
Os envolvimentos do ministro foi destacada na ocasião pelo seu partido União Brasil, que prestou solidariedade.
The post Ministro de Lula é denunciado por desvio de emendas; saiba quem é appeared first on Portal Norte.