
Em mais um dia de manifestações por direitos, os povos indígenas promoveram um debate com foco na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) na última quinta-feira (10) na 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL)
Uma comitiva do governo federal, representada pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou o lançamento da Comissão Internacional Indígena para o evento que acontecerá em Belém (PA) no mês de novembro.
A ministra disse que entidades com foco na população contribuirão nos trabalhos. São elas:
- Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib);
- Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab);
- Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga);
- G9 da Amazônia Indígena;
- Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC);
- Fórum Permanente da Organização das Nações Unidas sobre Assuntos Indígenas;
- Caucus Indígena, uma articulação internacional de movimentos de povos originários.
“Nós sempre lutamos para que os povos indígenas estivessem no centro desse debate. E nós lutamos para que os povos indígenas estejam como parte importante dessa discussão”, expressa Guajajara.

De mãos dadas com a ministra dos Povos Indígenas, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participou do momento. Ela garante que a participação da comunidade é essencial no processo de mudança climática.
“A resposta vem dos povos indígenas, em proteção das florestas, da biodiversidade e da cultura ancestral que nos ensina a como fazer o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou.

The post Ministra anuncia Comissão Indígena para a COP30; entenda atuação appeared first on Portal Norte.